terça-feira, 12 de julho de 2011

Solucione sete dramas que atormentam os cabelos no inverno


Você sabia que os cuidados com o seu cabelo no inverno precisam ser redobrados? A saúde dos cabelos também sofre com as baixas temperaturas, isso porque seguindo a tendência do nosso organismo, as madeixas também ficam mais fragilizadas com o clima da época. Conheça agora a solução para 7 problemas que nossas madeixas enfrentam no inverno.
1. Ressecamento
Nos dias frios, temos a tendência de usar água muito quente para lavar os cabelos o que  acaba retirando o óleo natural do couro cabeludo, dado aos fios um aspecto mais áspero e de ressecamento. Um jeito de controlar o problema é lavar os cabelos com água morna. Mas, não é só a água quente que deixa os cabelos mais ressecados, é que no inverno costumamos beber menos água, o que contribui também para o enfraquecimento dos fios. 


2.Oleosidade
O outro lado da moeda também acontece bastante no inverno e é até mais comum. Com o frio já falta coragem para tomar banho, quanto mais lavar os cabelos, não é mesmo? Por isso, nossa tendência é ficar mais tempo sem lavar. O fato de não transpirarmos tanto também ajuda a mantê-los cheirosos por mais tempo. Mas essa demora pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo.
3.Cabelos quebradiços
Ninguém gosta daquela turminha de fios que insiste em ficar arrepiado. Aqueles fiozinhos de cabelo, o frizz, que teimam em ficar em pé geralmente são causados pela quebra dos fios. Embora cabelos quebradiços aconteçam mais naqueles que sofrem processo químico, no inverno os fios sofrem mais com a ação de fatores externos e, por isso, ficam mais rígidos e quebram mais facilmente.
Nessa época, o ideal é não sair de casa com os cabelos molhados, pois a água que fica nos fios se solidifica, facilitando a quebra da fibra capilar. Para evitar que isso aconteça, procura sair somente quando os cabelos estiverem secos. Usar secador ajuda.
4. Falta brilho
A opacidade aparece principalmente quando você sai na rua com o cabelo molhado. Os fios de cabelo são formados por várias escamas. A água quente faz com que essas escamas fiquem abertas e, por isso, não refletem a luz do dia. Vem daí a perda de brilho do cabelo. Para contornar a situação, a hidratação é a melhor pedida.
5. Usar ou não o secador?
Nessa época do ano, o secador vira um aliado, afinal sair no frio com o cabelo molhado pode, entre outras coisas, garantir uma tremenda de uma gripe. Por isso, o secador é muito bem-vindo, desde que não seja com vento muito quente e próximo aos fios. Evite também escovar os cabelos todos os dias, para não deixar os fios finos e desgastados. O ideal é usar o secador para apenas secá-los e depois, caso o secador tenha essa opção, use um jato de vento frio para que as cutículas capilares abertas com o calor se fechem e não ocorra o ressecamento. 
 6. Queda do cabelo
Você sabia que a estação é a mais propícia para as quedas de cabelo? Isso porque, além dos motivos citados acima, como ressecamento e lavagem em menor frequência, a queda de cabelo acontece também porque estamos mais dispostos a comer comida mais gordurosa e porque nosso sistema imunológico fica mais fragilizado com o frio. Outro fator que pode influenciar é o aumento do estresse, típico do fim do semestre.
7. Uso de acessórios
Prendedores, chapéus, boinas e toucas de lã contribuem para dar o tom "chique" do inverno. No entanto, eles podem também trazer alguns perigos às madeixas, já que o uso constante desses acessórios contribui para o aumento da oleosidade, pois abafam o couro cabeludo, favorecendo, também, a proliferação de fungos e bactérias.

Fonte: Minha Vida/ Corpo e saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário