segunda-feira, 18 de julho de 2011

Engordei ou estou inchada?

De uma hora para outra, o ponteiro da balança sobe e o jeans simplesmente não fecha, ainda que você continue firme e forte na dieta. Calma lá: esse peso extra pode ser água e não gordura (ufa!). Antes de perder o sono, esclareça suas dúvidas sobre a retenção de líquidos e adote os hábitos certos para reduzir o mal-estar.

Por que isso acontece?
Não há humor que resista. Você faz a sua parte, ficando de olho na alimentação e na atividade física, e quando chega a hora de subir na balança, vê que está mais pesada. Se a surpresa vem acompanhada de barriga inflada, pés e pernas pesadas e aquela sensação de corpo inchado, bingo! Você deve estar retendo líquido.
O problema pode ter várias causas. O edema (ou inchaço) normalmente é resultado da oscilação hormonal ou da alimentação desequilibrada, mas também pode indicar problemas renais, cardíacos ou uma disfunção da tireoide, que atrapalham a diurese. Ou seja, o mais importante é entender o seu corpo para identificar quando o inchaço merece ser investigado. A boa notícia é que, na maioria das vezes, ele não é motivo de preocupação, e pode ser aliviado – e até evitado – com mudanças simples de hábitos.  
Por que fico inchada na TPM? Porque nessa fase acontece uma alteração nos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios femininos que, quando em alta, tendem a reter líquidos no corpo e dificultar a eliminação. Por isso é que você sente os seios pesados e doloridos e a barriga inchada nesse período. Nas duas semanas que antecedem a menstruação, é normal a balança acusar em média 2 quilos além do peso normal, que, se forem causados pela retenção hídrica, vão embora naturalmente.
É verdade que sal demais retém líquido? O principal vilão nessa história é o sódio, que deveria ser evitado, mas é consumido em excesso por quase todo mundo, na forma de sal de cozinha e em alimentos industrializados, como molhos prontos, conservas, embutidos e até biscoitos doces. O mineral promove o acúmulo de líquidos nos tecidos e provoca edema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa não ultrapasse 2,4 gramas de sódio (cerca de 5 gramas de sal) por dia, mas um estudo recente da universidade de São Paulo revelou que o brasileiro consome quase o dobro disso: 4,5 gramas de sódio (aproximadamente 10 gramas de sal) diariamente.
E o que eu devo comer para ajudar a desinchar? As vitaminas B1, B5 e B6 (encontradas em grãos integrais, carne vermelha, frutas, legumes e verduras em geral, além de laticínios desnatados) impedem o armazenamento de água no corpo, por isso não podem faltar na dieta. Assim como as proteínas. As de origem animal (carnes, ovos e derivados do leite) puxam água do interior das células de gordura e jogam na circulação, facilitando a diurese. E é bom saber que certos legumes e frutas são especialmente benéficos contra o inchaço por serem abundantes em água: melancia, melão, abacaxi, morango, agrião, alface, erva-doce, pepino, chuchu e berinjela são alguns exemplos.
Chás diuréticos funcionam? Os de carqueja e de cavalinha têm efeito comprovado, mas é bom saber que a maioria dos chás, de preferência quando não adoçados, podem contribuir para a excreção de líquidos – com exceção do chá preto, já que a cafeína tem efeito antidiurético. Mas isso não quer dizer que vale abusar. O excesso de líquidos pode provocar uma diurese forçada e acabar desidratando o organismo.
Tenho a impressão de que vou ficar mais inchada se beber muita água. É isso mesmo? Pode parecer estranho, mas é importante garantir os líquidos apesar do inchaço. Isso vai estimular a função renal, de filtrar os líquidos e substâncias químicas do sangue e lançá-las na circulação, facilitando a eliminação. Mas o melhor é apostar na água, água-de-coco ou suco de fruta diluído.
Quando tomo cerveja faço bastante xixi. Isso desincha? Não se iluda: você vai mesmo sentir vontade de ir ao banheiro depois de um ou dois copos de cerveja, mas é porque precisa eliminar a água da própria bebida, e não o líquido retido no corpo.

 Fonte: Revista Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário