quarta-feira, 20 de julho de 2011

Alimentos que retardam o envelhecimento!

Mesmo que a fórmula da juventude ainda não tenha sido inventada, é possível sim, retardar o envelhecimento. E tomando atitudes simples, como comer, por exemplo. Através da boa escolha do que se põe a mesa, o envelhecimento precoce pode ser retardado em muitos anos, conservando corpo e mente sãos por um longo tempo. Conheça alguns desses alimentos turbinados de agentes antienvelhecimento, incorpore-os já à sua dieta e bom apetite!
Tomate: potente fortalecedor da memória, ele é rico em licopeno – poderoso antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol, fonte de ácido ferúlico, preserva os neurônios da degeneração provocada pelo stress oxidativo, protege contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. A recomendação ideal é a de duas unidades por dia, suficiente para retardar o envelhecimento e aparecimento das doenças citadas acima. Mas prefira os orgânicos, pois o tomate é o campeão da lista dos alimentos que mais retêm agrotóxicos em sua casca.
Alho: possui componentes que ativam o sistema imunológico, por isso aumenta a imunidade do organismo e combate vírus, bactérias e fungos causadores de infecções. Agindo no tratamento de resfriados, gripes e aftas. Cheio de compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alho ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, tem ação antioxidante, inibe a produção do mau colesterol e impedem a arteriosclerose – o espessamento da parede das artérias causado pelo depósito de gorduras. Para usufruir dos seus benefícios, a ingestão diária deve ser a de um dente grande ou dois pequenos.
Frutas vermelhas: boas opções são as amoras, framboesas, morangos e mirtilo, que contêm ácido elágico, que protegem contra o câncer, evita o envelhecimento precoce das células. Além de conterem alta concentração de flavonóides – com propriedades antiinflamatórias, antialérgicas, anticancerígenas, ajudam a reverter deficiências das funções cerebrais e previnem cataratas e glaucoma. O consumo dessas frutinhas deve ser diário, duas taças com um mix de frutas vermelhas (de preferência, orgânicas), um copo de suco (pode usar poupa congelada) ou duas xícaras de chá feito com as folhas das frutas vermelhas.
Castanha-do-Pará: fonte de vitamina E e selênio, ela retarda o envelhecimento, colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelera o envelhecimento e reduz o risco de doenças do coração, evita a propagação do câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide e fortalece a imunidade. Uma unidade por dia é o suficiente para garantir seus benefícios.
Maçã: Calmante do coração, seu poder está na quercitina, fitonutriente que reduz os riscos de doenças cerebrovasculares, distúrbios do sono, problemas na garganta, e câncer no estômago, fígado e pulmão. A ingestão recomendada é a de uma maçã por dia.


 
Linhaça: rico em ácidos graxos ômega 3, a semente baixa o colesterol ruim, a taxa de triglicérides, ajuda a controlar os hormônios -  amenizando os efeitos da TPM e da menopausa. Por ser um alimento biogênico, revitaliza as funções físicas e mentais. A ingestão recomendada é uma colher de sopa da semente por dia.

Iogurte: Poderoso, o iogurte possui 6 milhões de bactérias probióticas por mililitro. O que ajuda a equilibrar a flora intestinal, auxiliando na absorção dos nutrientes. Também previne infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. Deve-se consumir um copo de iogurte por dia, mas escolha os sem conservantes, espessantes e sem adição de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário