terça-feira, 19 de julho de 2011

Rinite Alérgica, você tem?

A rinite alérgica é muito comum, especialmente em cidades grandes, cujo ambiente é poluído e onde a poeira doméstica é abundante, e em locais úmidos, com mofo.
Você pode ter Rinite Alérgica quando:
  • Tem vários espirros em sucessão, especialmente pela manhã
  • Seu nariz escorre e fica obstruído
  • Ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca
  • Seu olfato fica prejudicado
  • Tem dores de cabeça juntamente com outros sintomas destes já mencionado
O que é Rinite Alérgica?
Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Uma em cada 7 pessoas apresenta rinite alérgica, tanto adultos quanto crianças. As rinites têm várias causas, desde resfriados, produtos químicos irritantes, até medicamentos e alergia. Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinites e muita gente pensa que rinite alérgica é um resfriado que não passa nunca ou uma "sinusite" com dor de cabeça crônica.
A Rinite é contagiosa?
A rinite alérgica não. Não passam de pessoa para pessoa com o convívio social ou com o relacionamento íntimo. São doenças que aparecem em pessoas que usam medicamentos sem prescrição médica ou respiram ar poluído ou ar com irritantes, como nas fábricas (sem proteção). Os pais podem transmitir a rinite alérgica para os filhos através dos genes (suas características familiares), o que determina, muitas vezes, sintomas semelhantes entre pais e filhos.
Tem Cura?
A rinite alérgica têm tratamento, mas não têm cura. É muito importante que você saiba que, apesar disso, é possível viver sem sintomas, como uma pessoa normal, bastando que essas afecções sejam tratadas corretamente.
Quais as causas de piora?
Quanto mais se entrar em contato com as substâncias que causam irritação, maiores serão os sintomas. No caso da rinite alérgica, os sintomas surgem quando a pessoa entra em contato com os alérgenos (substâncias às quais é alérgica).
A melhor maneira de tratar todas as rinites, e em especial a rinite alérgica, é a prevenção, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos e irritantes no nariz e em sua casa. Você precisa saber que o papel mais importante no tratamento da rinite é o seu e que, às vezes, pequenas medidas trazem grandes resultados:
Evite a poeira doméstica e os ácaros retirando tudo o que pode juntar poeira em sua casa, como tapetes, carpetes, cortinas; Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e o chão, se possível, diariamente; Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem o maior tempo possível, o quarto é o local mais importante; Atenção especial com os animais de estimação, que devem ficar do lado de fora, pelo menos enquanto você dorme.
Os pacientes com obstrução nasal crônica podem apresentar algumas conseqüências preocupantes, como roncos, alteração na voz (anasalada), desalinhamento dos dentes, otites, sinusites, que devem ser diagnosticadas e tratadas corretamente.
A importância do diagnóstico e tratamento, além de curar ou controlar as rinites, é evitar suas conseqüências.

Fonte:http://www.ocora.com.br/rinite.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário