domingo, 3 de julho de 2011

Fim de semana preguiçoso não compensa as noites mal dormidas


Após a semana de trabalho intensa, você deve pensar que a dormida de sábado ou domingo irá ajudar a recuperar o atraso no sono. Mas os cientistas fizeram um estudo para mostrar que isso de fato não acontece.
A grande sacada é que esse hábito melhora a sonolência, mas não traz de volta o desempenho, deteriorado pelo sono regular restrito a seis horas por noite. Ao passar um tempo deitado, é possível se sentir um pouco mais lúcido, porém ainda estará lento.
A prática usual de estender o sono durante o fim de semana após uma semana de trabalho associada à perda de sono não é suficiente para reverter os efeitos cumulativos sobre a função cognitiva resultantes desta privação.
 Mas há algumas boas notícias, pelo menos para os homens. A pesquisa mostra que eles são menos capazes de lidar com a falta de sono do que elas, o que significa que se alguém merece um final de semana lento, são eles.
 O dr. Vgontzas acrescentou que nas mulheres o sono profundo parecia ter um efeito protetor, além do sexo feminino lidar melhor com as noites mal dormidas. Outra pesquisa publicada também no Daily Mail revelou que a dificuldade para uma mulher adormecer pode ser ruim para o casamento. Maridos com insônia, no entanto, não têm o mesmo efeito negativo sobre felicidade conjugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário