quinta-feira, 28 de julho de 2011

Menopausa


A menopausa é um estágio natural da vida pelo qual todas as mulheres passam quando envelhecem. Embora seja normal, nenhuma mulher diria que os sintomas parecem normais. As ondas de calor, suor noturno, alterações de humor, cansaço e outros sintomas podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis no campo emocional e físico para uma mulher.
A menopausa ocorre quando os níveis de estrogênio começam a diminuir e provocar mudanças no ciclo menstrual. Durante a menopausa a ovulação é interrompida, fazendo com que os períodos sejam menos freqüentes, até parar totalmente. Para muitas mulheres esse processo começa silenciosamente depois dos 40 anos, geralmente entre 45 e 55 anos.
Os sintomas podem variar de mulher pra mulher e podem ser ondas de calor, diminuição do desejo sexual, suor noturno, ressecamento vaginal, irregularidade dos ciclos menstruais, insônia, irritabilidade, ansiedade e depressão.
Existem algumas mudanças na sua alimentação e estilo de vida que podem ajudar você a lidar melhor com essa fase da vida, como:
- Comer mais soja: Muitos cientistas acreditam que as isoflavonas da soja, que são semelhantes aos estrogênios em estrutura, ajudam para a manutenção de uma boa saúde ao se ligarem aos receptores de estrogênio no organismo. A soja é conhecida por ter um impacto sobre o ciclo menstrual da mulher na pré-menopausa. Mulheres em sociedades que têm um alto consumo de soja possuem menor incidência de ondas de calor durante a menopausa.
- Exercitar-se: As mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam.



- Parar de fumar: Fumar cigarros podem estar muito relacionado às ondas de calor em mulheres que estão passando pela menopausa. 


- A cimicifuga e a isoflavona são fitohormônios indicados para ajudar contra alguns sintomas do climatério, principalmente as ondas de calor, também conhecidas por fogachos. É indicada também a terapia de reposição hormonal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário