segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os milagres do chocolate!


Embora sendo um alimento calórico, a ingestão de chocolate preto pode trazer muitos benefícios.


Reduz o colesterol
O chocolate contém polifenol, um composto que impede a formação do mau colesterol (LDL), ajudando assim na prevenção do colesterol, doenças cardíacas e cancro.


Tem bons nutrientes
O chocolate puro contém menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para a libertação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos), niacina (também envolvida na libertação de energia para as células) e menor valor calórico que o chocolate de leite e branco.
O chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco, caroteno e vitamina B2 do que o puro.
 
Deixa-o feliz
A feniletilamina, uma substância natural produzida pelo cérebro humano cuja produção aumenta quando a pessoa está apaixonada, pode ser encontrada na semente do cacau.
Sendo considerado um antidepressivo natural, quando consumido exageradamente pode levar a alterações de humor, passando da euforia inicial para a carência do organismo desse alimento.

Combate cardiopatias
O chocolate amargo melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, por causa das substâncias com propriedades antioxidantes, foram verificadas melhoras na função endotelial, ou seja, a capacidade da artéria se dilatar, o que traduz um menor risco de doenças cardíacas.

Acaba com a tosse
A teobromina, uma substância presente no chocolate, pode diminuir ataques persistentes de tosse, ela funciona através da inibição da atividade do nervo vago, localizado no crânio, responsável pelos ataques de tosse. Os cientistas acreditam mesmo que a teobromina é um terço mais eficaz do que a codeína, a substância mais usada para travar a tosse, além de que causaria menos efeitos secundários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário