quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Atitudes saudáveis para adotar a cada dia, semana, mês e ano


Todo dia
Durma de sete a nove horas por noite
Dormir é um bom remédio para aprender. O sono elimina informações desnecessárias do cérebro e nos ajuda a gravar o que aprendemos ao longo do dia. Quem se priva de dormir no mínimo sete horas corre mais risco de sofrer com transtornos do humor, obesidade, diabetes e hipertensão. A falta de sono também desequilibra as emoções, facilitando o surgimento de depressão e ansiedade.



Toda semana
Coma peixe duas vezes
O alimento é fonte de ômega 3, um aliado de quem deseja manter o peso e combater derrame, infarto e doenças cardiovasculares. O peixe também é indicado para afastar depressão, hipertensão e até mesmo problemas de memória. São especialmente ricos em ômega 3: salmão, arenque, alabote, linguado e sardinha. Ostras e frutos do mar também se destacam. Importante: gestantes devem consumir peixe com cautela, já que o ômega 3 interfere na coagulação do sangue e no tecido nervoso do feto.

Todo mês
Anote o primeiro dia da menstruação
Ciclos menstruais normais variam de 21 a 35 dias e devem ser regulares. Se o seu não atinge ou ultrapassa essa média, ou ainda se muda a cada mês, pode ser um sinal de doenças ou infecções. Algumas infecções se manifestam em determinadas épocas do ciclo menstrual, daí a importância de controlá-lo. A candidíase, por exemplo, aparece no final do período, por causa da alteração do pH nessa fase. Já as infecções vaginais normalmente surgem após a menstruação. Por isso temos que ficar atentas ao início do sangramento: assim sabemos em que momento do ciclo estamos e fica mais fácil descobrir a doença ou infecção que venha a se apresentar.

Todo ano
Faça um exame na pele dos pés à cabeça
Consulte o dermatologista para ver se existem sinais, lesões ou possíveis tumores no maior órgão do corpo humano, mesmo que não haja queixas. Além do checkup preventivo, visite um médico se notar manchas na pele e sinais que sangrem, tenham coloração escura ou aumentem de tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário