sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que são fobias?


Fobias são medos irracionais, reconhecidos como absurdos pela própria pessoa que os sente, a qual, apesar disso, não consegue dominá-los. Embora as fobias existam em diversos quadros psiquiátricos, elas são os sintomas predominantes nas chamadas neuroses fóbicas.



Quais os tipos mais comuns de fobias?
Podem ser reconhecidos três tipos principais de fobias: agorafobias, medos de andar por lugares abertos, especialmente praças e ruas; fobias específicas, medos de objetos ou situações determinadas; fobias sociais, medos de situações que envolvem contato com pessoas.

Quais os principais sintomas das pessoas que sofrem de fobias?
Agorafobias: Em geral os medos dos agorafóbicos são progressivos e de um temor inicial de viajar passam, depois, a um medo de andar na própria cidade, mais tarde a um medo de sair à rua e, por fim, de sair até mesmo na vizinhança. Durante certo tempo as pessoas com esse tipo de fobia ainda conseguem sair se estiverem acompanhadas por alguém, mas posteriormente passam a depender de acompanhantes específicos e mais tarde nem mesmo junto deles conseguem sair. Algumas vezes as agorafobias detêm seu curso em níveis mais suportáveis, mas de qualquer forma elas representam importantes limitações para a vida das pessoas fóbicas. Algumas nem mesmo conseguem estudar ou trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário