sexta-feira, 5 de agosto de 2011

No dia 5 de Agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde e também o Dia Nacional da Farmácia.

Dia Nacional da Saúde
Foi escolhida essa data em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia-a-dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer. O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É importante lembrar de nossa saúde diariamente!

Dia Nacional da Farmácia
Não há quem nunca tenha entrado em uma, não é verdade?
A busca pela cura das doenças tem sido uma das maiores preocupações do homem desde os primórdios da humanidade. Por isso, a farmácia é considerada uma das profissões mais antigas da Humanidade. Por volta do século X surgiram as primeiras atividades com boticas, que tinham como função conhecer e curar doenças, além de preparar e armazenar 
os medicamentos. No Brasil a profissão surgiu no período 
colonial trazido de Portugal e o primeiro boticário foi Diogo de Castro.

Curiosidade:
A cobra enrolada na taça é conhecida como o símbolo da Farmácia, e tem origem na Antiguidade grega. Segundo antigos escritos, o símbolo da farmácia ilustra o poder (a cobra) da cura (a taça). A lenda conta que uma cobra enrolou-se no cajado de Hipócrates, e quando estava prestes a picá-lo, ele olhou para a serpente e disse: “se queres me fazer mal, de nada adiantará que me firas, pois tenho no corpo o antídoto contra tua peçonha. Se estás com fome, te alimentarei”. Então ele pegou a taça onde fazia misturas de ervas medicinais, colocou leite e ofereceu à serpente. Esta desceu do cajado, enrolou-se na taça e bebeu o leite. Desta forma criou-se o símbolo da medicina (a cobra envolvendo o cajado) e o símbolo da farmácia (a cobra envolvendo a taça). 
Os formandos em farmácia podem ter um anel com uma pedra de Topázio Amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário