quinta-feira, 16 de junho de 2011

Você conhece BCAA? Não? Então saiba mais sobre o queridinho dos atletas!

É muito comum ao iniciar o treinamento em academias surgir as primeiras curiosidades à respeito dos suplementos. Antes de dar essa resposta precisamos entender primeiro o que são aminoácidos e proteínas. Aminoácidos são pequenas unidades que formam a proteína, que por sua vez forma o tecido muscular. Alguns aminoácidos o nosso corpo produz e outros podem ser obtidos através da alimentação, que são os chamados aminoácidos essenciais, onde estão a  leucina, isoleucina e valina que são aminoácidos de cadeia ramificada encontrados, principalmente, em fontes protéicas de origem animal. 
São conhecidos popularmente como os BCAAs e estão entre os suplementos mais importantes para qualquer programa nutricional esportivo. Os BCAA's constituem até 35% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos. Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.
Durante o treino intenso o corpo entra em um estado altamente catabólico, onde se não houver os nutrientes necessários para abastecerem seu organismo ele passa a "roubar" os aminoácidos que estão presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular. Fornecer os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), especialmente durante esses períodos de estresse, faz com que esse sinal não seja dado, e consequentemente os músculos continuem a sintetizar proteínas e não entrem em catabolismo. Em outras palavras, os BCAA combinam aminoácidos mais simples para formar todo um tecido muscular mais complexo. Ao fazer isso, os BCAA's estimulam a produção de insulina, cuja principal função é permitir que o açúcar do sangue seja absorvido pelas células musculares e usado como fonte de energia. Essa produção de insulina faz com que os aminoácidos penetrem mais facilmente nas células musculares, para que possam servir de matéria-prima na construção dos músculos. Com a ingestão de 5-10g por dia o BCAA atinge-se seu efeito máximo. Ingerir os BCAA's imediatamente antes ou durante um treino intenso com pesos ou um treino aeróbico melhora seus resultados e seu desempenho.
 Não esqueça que a hidratação deve ser reforçada para os praticantes de atividade física. A água é importante no metabolismo de nutrientes e na excreção dos metabólitos produzidos. Além disso, muita água é perdida na forma de suor e na respiração durante a prática da atividade física intensa e também nas atividades do dia a dia.
Como qualquer outro suplemento, seu uso deve ser feito apenas em algumas fases do treinamento e com supervisão de nutricionista e médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário