
- Brócolis, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, nabo, mostarda e outras hortaliças da família das crucíferas, além dos pimentões e pepino. Apesar de muito ricos em nutrientes, podem alterar o sabor do leite, causar a formação de gases ou irritação em alguns bebês.
- Aspargos, cebola, alho e pimenta podem alterar o sabor do leite. Muitos bebês podem gostar desta alteração de sabor, mas é aconselhável observar a aceitação do seio. A lactante não deve exagerar em temperos e condimentos sem antes saber quais são as reações do seu filho a determinados sabores.
- O leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga, etc) podem causar reações alérgicas em alguns bebês. São reações raras e mais prováveis de ocorrerem caso haja história familiar de alergia. Podem aparecer como diarréia, reações na pele, gases, coriza ou congestão nasal e tosse.
- O chocolate pode causar irritabilidade e aumentar o peristaltismo intestinal do bebê. O consumo deve ser ocasional e moderado para todas as pessoas e a lactante não é uma exceção.
- Frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, morango e kiwi podem levar a desconfortos, vômitos, diarreia, irritação na pele, coriza ou congestão nasal.
- As leguminosas (feijões, grãos, favas e lentilhas) são ricas em nutrientes, mas podem causar a formação de gases em certos bebês.

Não há razão para iniciar uma dieta para perder o peso adquirido durante a gravidez enquanto a mãe está amamentando. Isto pode comprometer a produção do leite materno e prejudicar a nutrição do bebê. Além disso, o ato de amamentar faz perder calorias e ajuda no emagrecimento materno.
Toda lactante deve tentar descansar durante os períodos de sono do recém-nascido e deixar os outros afazeres para pessoas que possam ajudá-la. Isto prolonga o tempo da amamentação e colabora para a melhor produção de leite.
Mães vegetarianas devem consultar um nutricionista e adequar a sua dieta para o período do aleitamento, para que não deixem de ingerir as vitaminas e os minerais necessários a ela e ao bebê.
Medicamentos, fumo, bebidas alcoólicas ou outras drogas não combinam com a amamentação e devem ser evitados.
ABC.MED.BR, 2011. Amamentação: existem alimentos que as mães devem evitar neste período?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/gravidez/69743/amamentacao+existem+alimentos+que+a.htm>. Acesso em: 2 jun. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário