quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como posso reduzir meus níveis de LDL colesterol?

O que significa ter níveis altos de LDL colesterol?
Ter níveis altos de LDL colesterol, conhecido como “colesterol ruim”, é um importante fator de risco para doenças cardíacas. A boa notícia é que, diferente dos outros fatores de risco, você pode prevenir os altos níveis de LDL colesterol ou reduzi-los caso eles já estejam altos. 

Quais os níveis normais de LDL colesterol?
Segundo dados da American Heart Association, os níveis de LDL colesterol são classificados de acordo com a tabela abaixo:
  Níveis de LDL colesterol
 Categorias
 Menor que 100 mg/dL3
Ótimo
 100 mg/dL3 a 129 mg/dL3
 Próximo ou acima do valor ótimo
 130 mg/dL3 a 159 mg/dL3
 Limítrofe
 160 mg/dL3 a 189 mg/dL3
 Alto
 190 mg/dL3 ou superior
 Muito alto

 
Os medicamentos disponíveis reduzem o LDL colesterol?
Embora já existam medicações para reduzir os níveis de LDL, os médicos podem optar por orientar mudanças no estilo de vida de seus pacientes que colaboram para o controle deste tipo de colesterol. 

Quais são estas mudanças?
Perda de peso e dieta saudável
Embora os estudos tenham mostrado que perder peso reduz os níveis de LDL, eles também comprovaram que ter uma dieta que inclua diferentes tipos de alimentos também é válido. Alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras solúveis ajudam a diminuir os níveis de LDL

Atividade física regular
Exercícios aeróbicos como corridas, ciclismo, caminhadas em ritmo acelerado e natação parecem ajudar na redução dos níveis de colesterol, principalmente por reduzir cerca de 5 a 10% dos níveis de LDL colesterol. Outras formas de exercícios como yoga, caminhadas em ritmo lento e musculação também ajudam a reduzir o LDL, mas estas formas de exercícios não foram tão bem estudadas quanto os exercícios aeróbicos.
 
Parar de fumar
Abandonar o cigarro causa um impacto positivo tanto nos níveis de LDL, quanto nos níveis de HDL, ou “colesterol bom”.  

Consumo moderado de álcool
O consumo moderado de álcool pode aumentar os níveis de HDL colesterol e reduzir os níveis de LDL colesterol. Consumo moderado significa um drink ao dia para mulheres e um ou dois drinks ao dia para homens. 

Quais são os alimentos que devem ser consumidos e quais alimentos devem ser evitados?
Aumentar a ingestão de frutas (2 a 4 porções ao dia) e vegetais (3 a 5 porções ao dia); acrescentar cereais integrais à dieta; evitar gorduras saturadas, gorduras trans e produtos lácteos integrais (dar preferências aos produtos lácteos desnatados em 2 ou 3 porções diárias); evitar frituras; preferir os queijos brancos aos amarelos; preferir carnes magras ou soja às carnes vermelhas; evitar as farinhas brancas, usar pães e massas integrais (6 porções ao dia, ajustando as necessidades calóricas); usar azeite de oliva extra-virgem sem aquecer (cuidado com os exageros, pois ele é rico em calorias).


Fonte: ABC.MED.BR, 2011. Como posso reduzir meus níveis de LDL colesterol?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/colesterol/57824/como+posso+reduzir+meus+niveis+de+l.htm>. Acesso em: 2 jun. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário