sexta-feira, 17 de junho de 2011

FORÇA NA PERUCA!!!


Toda mulher fica desesperada quando lava o cabelo e tem a sensação de que metade dos fios ficou nas mãos ou foram para o ralo. Esse problema é muito comum e, na maioria dos casos, tem solução. Uma em cada três pessoas no mundo, entre homens e mulheres, apresenta queda de cabelo em algum momento da vida. Diariamente, perdemos cerca de 100 fios, mas quando notamos um exagero nessa queda, devemos seguir algumas dicas para revertermos o quadro.


CAUSAS:
Fatores como hereditariedade, bebida alcoólica em excesso, menopausa e distúrbios da tireóide podem ser grandes causadores desse mal. Mas o maior vilão é o estresse, pois ele acelera a produção de glândulas sebáceas, acumulando oleosidade no couro cabeludo, fazendo com que o fio enfraqueça e caia.
Além disso, desgastes como tinturas, permanentes ou sessões excessivas de alisamento também podem acelerar esse processo. Nesses procedimentos ocorrem anomalias na disposição da cutícula e, consequentemente, na estrutura dos fios, deixando-os fracos e danificados. Quando a queda de cabelo é muito grave, deve-se parar, imediatamente, com o uso de produtos químicos até que as madeixas estejam novamente revitalizadas.
SOLUÇÃO:
Para fortalecer os fios e evitar que eles caiam, o ideal é não lava-los com água muito quente, não deixar acúmulos de condicionador ou cremes no couro cabeludo, evitar pentear os fios molhados e procurar não escovar o cabelo muitas vezes ao dia. Após lavar não esfregue o cabelo com a toalha. O certo é retirar o excesso de água apenas apertando as madeixas com delicadeza.
Recomenda-se não usar elástico com freqüência, pois podem quebrar o cabelo, e nem chapéus, que abafam o couro cabeludo, enfraquecendo o crescimento natural dos fios.
ALIADOS:
Especialmente desenvolvidos para o tratamento de queda capilar, existem xampus e loções que fortalecem os fios após as primeiras utilizações e favorecem o aparecimento de novos fios, após as primeiras semanas de uso. O ideal é lavar as mechas suavemente, realizando uma massagem relaxante no couro cabeludo com as pontas dos dedos.
Suplementos vitamínicos encontrados em farmácias como zinco, extrato de sementes de abóbora e ômega 6 podem prevenir a queda dos fios. Se o problema persistir é recomendável consultar um dermatologista.
ALIMENTAÇÃO:
Carência de vitaminas é uma das grandes causas da queda de fios. Uma alimentação rica em proteínas, ferro e sais minerais é essencial para o fortalecimento do cabelo. Confira alguns nutrientes necessários para ter uma dieta equilibrada e madeixas poderosas:
Zinco, presente em alimentos como carne vermelha, frango e peixe;
Aminoácidos lisina, cisteína e prolina, encontrados nas carnes;
Betacaroteno, está em vegetais alaranjados, como cenoura e folhas de cor verde-escuro;
Vitaminas do complexo B, são encontradas em grãos, nozes, legumes e cereais integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário