domingo, 26 de junho de 2011

Cólica Menstrual

A cólica menstrual é o sintoma normal que acompanha a menstruação. Também é chamada de dismenorreia e afeta 50% das mulheres em idade fértil.
Juntamente à tensão pré-menstrual, é uma das principais queixas das mulheres, responsável por perda de dias inteiros de estudo ou trabalho.
Ao contrário do que se pensava antigamente, a cólica menstrual tem tratamentos muito eficazes que melhoram muito a qualidade de vida da mulher nesses dias.
O principal sintoma é a dor no baixo ventre ou na barriga, e em algumas mulheres a dor parece vir das costas para a frente. É uma dor em cólica, ou seja vai e volta. Costuma aparecer algumas horas antes ou junto com a menstruação. Geralmente toda a região do abdômen fica dolorida e pode ser acompanhada de sintomas gerais como enjôos, diarréia, vômitos, cansaço, dor de cabeça, nervosismo, vertigem e até mesmo desmaios.
Para diminuir a dor você pode:
* Beber uma xícara de chá comum, de camomila ou de menta, quente;
* Colocar uma bolsa de água quente ou bolsa térmica sobre o abdômem ou sobre as costas;
* Tomar um banho quente;
* Massagear delicadamente o seu abdômem;
* Fazer exercícios leves como: alongamento, yoga, caminhada ou andar de bicicleta. O exercício pode aumentar o fluxo de sangue e reduzir a dor pélvica.
* Repousar bastante e evitar situações estressantes.
* Para controle da natalidade, considere a possibilidade de usar pílula, pois esta bloqueia a produção de prostaglandinas, ou o DIU com progesterona, que diminui a cólica menstrual.
* Pergunte ao seu médico sobre a indicação e necessidade de suplementação de vitamina B6. 

Se após adotar as medidas acima, você continuar sentindo dor, procure o seu médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário