terça-feira, 20 de setembro de 2011

Queda de cabelo: quando pode ser doença


Todos os dias, perdemos naturalmente até 100 fios de cabelo no travesseiro, no banho, na escova, por exemplo. Mas a queda de cabelo acima do normal e o medo de ficar calvo é algo que assusta homens e mulheres porque influencia diretamente na imagem corporal e na autoestima. A calvície, ou alopecia, é uma enfermidade que tende a afetar mais os homens que as mulheres ao longo de suas vidas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 80% dos homens enfrentarão o problema antes dos 70 anos. Já entre as mulheres, apenas 30% terão que lidar com algum tipo de alopecia antes dos 50 anos de idade.
Por que os cabelos caem?
Todo fio de cabelo tem um ciclo de vida de crescimento que culmina com sua queda. As fases são chamadas de:
    * Anágena: fase de crescimento do fio do cabelo.
    * Catágena: fase de repouso.
    * Telógena: fase de queda.
Cada fase tem uma duração independente assim como cada fio está numa fase independente de crescimento – imagine se todos os fios estivessem na mesma fase cairiam todos da mesma vez, ficando o indivíduo calvo.
Cerca de 80% dos cabelos está na fase de crescimento, ou seja, anágena, vinte na fase telógena e alguns poucos da fase catágena.
Causas
Ainda que afete mais homens que mulheres, algumas das causas da alopecia, ou queda de cabelo, são comuns a ambos, como a genética, fatores hormonais, stress, dieta alimentar – em especial uma restrição severa na alimentação, medicamentos ou a interrupção brusca em algum tratamento, doenças metabólicas, venéreas ou inflamatórias e neoplasias.
Tratamento
Antes de se iniciar qualquer tratamento, deve ser feito um diagnóstico preciso sobre a causa da alopecia, investigando o histórico do paciente em relação a uso de medicamentos, doenças, infecções, dietas, anemias e outras hipóteses.
Existem vários tratamentos disponíveis no mercado, desde xampus específicos para a doença até tratamento a laser. Cabe ao especialista indicar o mais adequado a cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário