
Segundo Maria Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária Estadual, alguns cuidados são essenciais para que as pessoas possam se prevenir contra doenças infectocontagiosas mais incidentes na época de chuvas, especialmente a leptospirose, que nos casos mais graves pode até levar à morte.
Primeiro, vamos entender o problema…
Ao passar por áreas urbanas ou rurais, a água das enchentes agrega resíduos e microorganismos de várias origens, que podem contaminar e provocar doenças nas pessoas que tiveram contato direto ou indireto com ela. Isso porque os resíduos contidos nessa água podem impregnar e contaminar todos os locais atingidos pelas enchentes, como pisos, paredes, móveis e outros objetos das residências.
Fuja da enchente!
O ideal seria evitar qualquer contato com água da enchente, mas sabemos que isso muitas vezes é inevitável. Tente então permanecer o menor tempo possível e busque um local seguro para se abrigar. Não deixe em hipótese alguma que crianças nadem ou brinquem nesses locais. Além do perigo da correnteza, elas podem contrair doenças. Evite também manusear sem proteção objetos que tenham sido atingidos por essa água ou lama. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.
Não reaproveite
Jogue fora medicamentos e alimentos (frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados, enlatados etc.) que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados. É importante ainda lavar bem as mãos antes de preparar alimentos ou comer. Procure também beber água potável que não tenha tido contato algum com as enchentes, e a utilize no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano.
Dica: Para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por ao menos um minuto ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água.
Atenção! Os frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, próprios para diluir na água de beber e cozinhar podem ser encontrados em farmácias ou supermercados. Na falta dessas opções, utilize água sanitária, tomando o cuidado de adquirir apenas aquelas que tenham registro e não contenham outras misturas, como perfumes.
Em baixo d’água
Nenhum comentário:
Postar um comentário