Essas substancias são carboidratos que não podem ser digeridos, ou seja, chegam intactos ao intestino, sem serem absorvidos. As fibras são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, especialmente porque favorecem o sistema digestivo e o trânsito intestinal, evitando doenças e inchaço.
Para entender como elas agem no organismo, é preciso explicar que existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As primeiras se dissolvem na água e formam um gel no estomago, dando saciedade e evitando o estoque de gorduras. As segundas hidratam o bolo fecal, facilitando a evacuação. O consumo regular de fibras está relacionado também a redução do colesterol, ao equilíbrio da taxa de glicose no sangue, a prevenção do câncer e da prisão de ventre.
Parta aproveitar os benefícios das fibras, não esqueça de ingerir bastante água durante o dia. Caso contrário, essas substâncias irão causar desconfortos abdominais e podem até empacar o bom funcionamento do intestino.
Como exemplo de fonte de fibras podemos citar a linhaça, a semente de girassol, a quinoa, a aveia e a granola, entre outros.
Fonte: Revista Emagreça Já
Nenhum comentário:
Postar um comentário