quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Benefícios da vitamina D vão além dos ossos


A vitamina D, ativada principalmente pelos raios solares, é fundamental para o desenvolvimento de ossos firmes e fortes. E uma série de estudos científicos recentes tem mostrado que o poder desse nutriente vai muito além: ele reforça a imunidade, protege o coração e até ajuda você a emagrecer.
Sem a vitamina D apenas 15% do cálcio e 60% do fósforo ingeridos seriam absorvidos pelo organismo. Mas as vantagens não param aí.
Imunidade garantida
Estudo revelou que pessoas com níveis adequados de vitamina D são mais resistentes à contaminação por vírus e bactérias do que quem tem deficiência do nutriente. E mais: se recuperam mais depressa quando ficam doentes. Essa vitamina é um importante modulador das células de defesa do organismo. Ela também estimula os glóbulos brancos do sangue a fabricar um tipo de proteína que combate infecções.
Peso sob controle
Como a vitamina D está envolvida na produção da insulina, é bom pensar nela se o ponteiro da balança estacionou. A carência dessa vitamina reduz os receptores para insulina nas células, levando à resistência ao hormônio. Com isso, o pâncreas tem que produzir mais insulina, o que prejudica o processamento do açúcar, aumenta o acúmulo de gordura e de substâncias inflamatórias e estimula o apetite.
TPM à distância
A vitamina D está envolvida na regulação dos níveis de cálcio no organismo, mineral que alivia as contrações musculares que provocam cólicas. Mulheres que consumem regularmente leite, queijo e iogurte, fontes dessa vitamina, relatam menos sintomas de TPM.
Coração protegido
Como atua na nutrição muscular, a vitamina D tem papel-chave no condicionamento do músculo cardíaco e no bombeamento do sangue. Ela também participa da produção de renina, um dos hormônios mais importantes para o controle da pressão arterial. Por fim, níveis baixos dessa vitamina no organismo levam ao aumento da quantidade de insulina no sangue, o que faz crescer o perigo de diabetes, obesidade e hipertensão, males que ameaçam a saúde cardiovascular.
Manual do sol
Tente tomar sol entre 10h e 14h, mas atenção: bastam 15 minutos por dia! Não use protetor solar, pois o produto absorve os raios UV, impedindo que eles cheguem até a pele e façam a síntese do precursor 7-dehidrocolesterol em vitamina D. Pegar sol nos braços e nas pernas, desde que totalmente descobertos, é o bastante. Não precisa expor o rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário