domingo, 19 de junho de 2011

Peeling Químico


Todos os dias, milhares de células da pele morrem, descamam e são subtituídas por novas. Com o envelhecimento, esse processo torna-se mais lento, dificultando para a pele renovar manchas escuras ou corrigir o dano causado pelo sol.
Peeling” é uma palavra em inglês que significa descascar, sua função é criar uma descamação controlada de várias camadas de células danificadas, retirando uma camada da pele , que depois é regenerada e recebe um aspecto novo através de células que permanecem em determinados pontos da pele e com capacidade de reprodução.
 Os tipos de peelings vão variar conforme tipo de pele, oleosidade, resultados esperados, grau. O “peeling” químico pode ser facial ou corporal e pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo do estado da pele. Quanto mais profundo for o “peeling”, maior será o tempo de recuperação. 
As diferentes formas de Peeling podem beneficiar quase todos os tipos de pele, mas o seguinte guia pode ajudar:
Tipo I - Sem rugas, tipicamente com menos de 35 anos, necessita pouca maquiagem.
Tipo II - Rugas apenas aparecem quando há movimentação na face (por exemplo, ao sorrir), tipicamente entre 25/35 anos, cor amarelada e com sinais de dano solar precoce.
Tipo III - Rugas mesmo com a face em repouso, especialmente ao redor dos olhos, boca e testa, idade entre 30/65 anos, descoloração, e aparecimento de pequenos vasos sangüíneos.
Tipo IV - Severo envelhecimento, com muitas e profundas rugas.
Os resultados podem variar de duração, dependendo de suas futuras atividades. Um programa de proteção solar, não fumar, hidratação adequada e às vezes, o uso de ácido retinóico prolongam bastante os benefícios de um Peeling Químico. Dependendo do tipo de “peeling”, o paciente pode não sentir nenhum desconforto ou sentir um ardor leve ou intenso (depende da profundidade do “peeling”). 
Após o tratamento, deve-se evitar exposição ao sol, já que a nova pele é frágil e muito mais suscetível a ser danificada. Geralmente o tratamento é realizado no consultório do dermatologista.


Dra. Érica Monteiro - Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário