segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A ação das Fibras


Essas substancias são carboidratos que não podem ser digeridos, ou seja, chegam intactos ao intestino, sem serem absorvidos. As fibras são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, especialmente porque favorecem o sistema digestivo e o trânsito intestinal, evitando doenças e inchaço.
Para entender como elas agem no organismo, é preciso explicar que existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As primeiras se dissolvem na água e formam um gel no estomago, dando saciedade e evitando o estoque de gorduras. As segundas hidratam o bolo fecal, facilitando a evacuação. O consumo regular de fibras está relacionado também a redução do colesterol, ao equilíbrio da taxa de glicose no sangue, a prevenção do câncer e da prisão de ventre.
Parta aproveitar os benefícios das fibras, não esqueça de ingerir bastante água durante o dia. Caso contrário, essas substâncias irão causar desconfortos abdominais e podem até empacar o bom funcionamento do intestino.
Como exemplo de fonte de fibras podemos citar a linhaça, a semente de girassol, a quinoa, a aveia e a granola, entre outros.

Fonte: Revista Emagreça Já

domingo, 30 de outubro de 2011

Pontas duplas, nunca mais!!


O fio capilar é dividido em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais, o córtex, responsável pela força e elasticidade, e por ultimo a cutícula, camada externa composta por escamas. No cabelo saudável, essas três camadas são unidas graças a ceramida e a gordura natural dos fios. Sem elas, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e as camadas externas abertas. Os fios tornam-se frágeis e acabam se partindo, formando as indesejáveis pontas duplas. A falta de cuidado, a poluição, o sol e, principalmente, o abuso de tratamentos químicos e do secador, podem piorar o quadro. Mas o problema deve ser prevenido.


Para prevenir:
- Hidrate as madeixas, semanalmente, em casa e quinzenalmente no salão. Alem disso, as pontinhas do cabelo devem ser aparadas de três em três meses.
- Evite água quente no couro cabeludo. Esse habito resseca e retira a ceramida dos fios.
- É bom usar leave-in todos os dias, após a lavagem, para manter a hidratação das madeixas. Ele forma uma película que protege o fio contra as agressões externas.
- O secador deve ficar a 15 centímetros de distancia dos fios. Mas procure passar protetor térmico antes de secar o cabelo.
- Penteie os cabelos começando pelas pontas e depois subindo. Prefira sempre o pente de madeira.
Tratamento:
Não existe uma solução para unir as pontas duplas, uma vez que as escamas do fio se separam. A única saída é cortar as pontas do cabelo e tratá-lo, para que o problema não se instale novamente. Se não quiser mexer no comprimento dos seus fios, aposte no corte bordado, que elimina apenas as pontas arruinadas.
Disfarce:
A boa noticia é que há como disfarçar as pontas duplas em uma ocasião de emergência.  Para aliviar o efeito de fios destruídos, na hora de ir a um evento importante, utilize um bom reparador de silicone. Esse produto age colando as fibras até a próxima lavagem. O ideal e utilizar esses tipos de óleos apenas nas pontas, para não deixar os cabelos com aspecto gorduroso. Mas se for passá-lo diariamente, utilize um xampu antirresíduos, uma vez por semana, para retirar o excesso desse produto e limpar os fios profundamente.

Fonte: Revista Tua

sábado, 29 de outubro de 2011

Outubro Rosa em Blumenau



Outubro Rosa - O Brasil na luta contra o câncer de mama
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 
Além de Blumenau, muitas outras cidades deixaram rosa monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.
Dia 30 de outubro vista rosa você também! Vamos apoiar esta causa.
Aqui em Blumenau não será diferente. A Rede Feminina de Combate ao Câncer organizou, durante todo o mês, uma programação a respeito do movimento na cidade.
E, como encerramento, promove a Caminhada Outubro Rosa em Blumenau no próximo dia 30 de outubro. Para participar é só se inscrever por aqui (terá sorteio de brindes) e carregar rosa na roupa.
Caminhada Outubro Rosa em Blumenau
Início: 09h do dia 30/10/2011.
Local: Saída da Rede Feminina de Combate ao Câncer na Rua Itajaí, 150 com destino ao Parque Ramiro Ruediger.
Participe você também!
O câncer de mama - Estatísticas
1) Por ano, morrem da doença, no Brasil, 10 mil mulheres;
2) 134 novos casos são diagnosticados todos os dias, o que equivale a 5 novos casos por hora;
3) 31% das mulheres brasileiras nunca realizaram uma mamografia;
4) 14% das mulheres brasileiras não sabem como detectar o câncer.
Fontes: INCA/Datafolha/Organização Outubro Rosa
Saiba mais: www.outubrorosa.org.br

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Óleo de Coco em cápsulas: Tira a barriga, reduz o apetite e seca até 6 Kg por mês


O que é: cápsula com óleo de coco extravirgem.
Por que emagrece:
tem ação termogênica, ou seja, transforma a gordura corporal em energia por meio da aceleração do metabolismo. Por isso, reduz a circunferência abdominal e manda as gordurinhas extras embora. O produto também diminui a fome e protege contra problemas do coração e do colesterol ruim.
Como ingerir:
tome duas cápsulas durante o café da manhã e duas durante o jantar.
Contraindicação:
não tem.
Para obter um melhor resultado:
- Aumente o consumo de fibras
- Aumente a ingestão de água
- Pratique exercícios físicos. Sabe aquelas atividades domésticas, como limpar a casa e lavar louça? Elas também contam!
- Mantenha sempre uma dieta equilibrada. Você pode, por exemplo, consumir alimentos integrais, como três frutas (pode ser em forma de suco) e três verduras (cruas ou cozidas) diferentes ao longo do dia.
- Antes de começar sua luta contra a balança, consulte um especialista para avaliar o quanto deve emagrecer e qual é o método que se adapta a você.
Atenção: o processo de emagrecimento varia de acordo com o organismo de cada um: tem gente que perde peso mais rapidamente que outras. Por isso, não desanimne se notar que seu processo demora mais do que o de outras pessoas.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Acupuntura estética ajuda a emagrecer

A acupuntura é uma técnica chinesa surgida há mais de cinco mil anos, que defende que o desequilíbrio de energia causa doenças no corpo. Para ativar determinados pontos energéticos, o profissional usa agulhas longas e finas. Para que tenha efeito no emagrecimento, a versão estética da acupuntura usa as agulhas conectadas a um aparelho elétrico. Com isso, queima gordura e tonifica a musculatura e a pele, ensina a acupunturista Aline Pietrobom.
Emagrece mesmo?
Sim, para cada pessoa apresenta um resultado. Se o paciente quiser perder até 3 quilos, a acupuntura sozinha faz efeito. Agora, se o desejo for além disso, é necessário completar o tratamento com dieta e exercícios.
Quanto custa?
Os melhores resultados surgem depois de dez sessões, mas já dá para notar a diferença logo na primeira. O preço varia entre R$ 100* e R$ 200* por sessão - se você fechar um pacote, pode pagar menos da metade do valor total.
Conheça outros 7 benefícios da acupuntura estética!
· Trata estrias, celulite e flacidez.
· Diminui acne, rugas e marcas de expressão.
· Combate a calvície.
Atenção: a técnica não é recomendada para gestantes nos três primeiros meses de gravidez e pacientes com marca-passo.

Fonte: M de Mulher

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Conheça os principais problemas de quem tenta engravidar



Síndrome dos ovários policísticos (SOP): um desequilíbrio hormonal altera o ciclo menstrual e a ovulação. O tratamento é à base de anticoncepcionais, fertilização in vitro e coito programado, além de controle de peso e exercícios físicos. A SOP está relacionada a resistência à insulina e síndrome metabólica.
 Endometriose: o endométrio, camada que recobre a parede interna do útero, se instala em lugares como ovários e intestino. Dor na relação e cólicas são os sintomas. O tratamento inclui remédios e cirurgia para retirar o tecido inadequado.
Obstrução tubária: inflamações e infecções podem interromper o caminho que leva ao útero. A principal causa são infecções por DSTs, como a clamídia. Há cirurgias para corrigir as obstruções.
Miomas: trata-se de tumores benignos que crescem no útero. Estima-se que metade das mulheres manifeste o problema, especialmente a partir dos 40 anos. O tratamento inclui retirada do mioma ou embolização, que interrompe o aporte de sangue e mata o tumor de fome.
Aumento da prolactina: alterações no hormônio que produz leite afetam a menstruação e os ovários. Há medicações para inibir a produção do hormônio.
Problemas nos ovários: um dos mais comuns é a menopausa precoce. Nesses casos, indica-se a fertilização com óvulos doados.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dia do Dentista

Todas as profissões existentes são de grande importância para a nossa vida, pois cada uma delas se responsabiliza por uma necessidade apresentada por nós, porém, há aquelas que agem diretamente em nosso bem-estar, como por exemplo, a odontologia. Nosso corpo é como uma máquina que sempre necessita de manutenção e concertos, sendo assim estamos sempre buscando médicos e dentistas para solucionar nossas enfermidades. Os dentistas são responsáveis por nossa saúde bucal, tratam os problemas dentários, problemas em alguns ossos faciais, gengivas e tudo que se relaciona com nossa boca, além de tratarem da estética facial. E é por tratar de tantos problemas bucais e estéticos que os dentistas são de grande importância para nós, pois dedicam suas vidas a sanar nossos desconfortos. Para lembrar a importância desses profissionais, comemoramos em 25 de outubro o Dia do Dentista. 
Feliz dia aos profissionais da odontologia!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Confira 5 dicas para acabar com o cansaço


1. Diminua a carga: Quem vive com a agenda cheia não tem mesmo como tocar o dia sem se sentir à beira de um ataque de nervos. A única forma de diminuir a carga é ser realista com o que você de fato consegue fazer sem abrir mão de sua saúde e vida pessoal. Tenha uma conversa com seu chefe e equipe para, juntos, avaliarem que tarefas podem ser passadas para outra pessoa.
2. Faça o dia render mais: Uma forma certeira de acomodar os afazeres dentro do seu dia é colocá-los num papel, anotando quantos minutos cada tarefa vai lhe tomar. Recorte os itens e arrume-os em fila - afinal, você só conseguirá se dedicar a uma atividade por vez. Encaixe as tarefas de modo a ter um tempo também para você.
3. Desacelere: O mundo vive uma cultura da pressa, onde todos os pedidos são para ontem, mas vale a pena questionar o estrago que essa correria causa no corpo. Para se ter uma ideia, muita gente já não busca mais os tais cinco minutos de fama, mas cinco minutos de sossego. Desacelere!
4. Livre-se da culpa: O cansaço é primo da culpa, aquele fardo que a gente arrasta quando percebe que não tem dedicado tempo suficiente para os filhos, o marido, a alimentação, a casa, o bicho de estimação... Para livrar-se desse peso, pense mais em oferecer qualidade do que quantidade de tempo: seu filho vai preferir que vocês passem 20 minutos brincando numa noite em vez de ter a mãe presente o dia todo, mas exausta, sem paciência e largada no sofá. Procure adaptar esse raciocínio da qualidade às outras atividades e verá como a culpa e o cansaço diminuirão rapidinho.
5. Esvazie a mente: Busque algo que lhe dê prazer - dançar, fazer tricô, cuidar das plantas, ir ao culto ou à igreja, jogar uma partida de buraco - e assuma o compromisso consigo mesma de incluir um tempinho para isso ao longo da semana. Atividades prazerosas funcionam para o cérebro como uma meditação, recarregando a energia imediatamente e abrindo espaço para que sentimentos mais positivos prosperem.

domingo, 23 de outubro de 2011

Dúvidas sobre depilação? Vamos esclarecer algumas!

A depilação pode engrossar ou afinar o pêlo?
Os métodos que eliminam o pêlo pela raiz, como as ceras depilatórias, quando repetidos muitas vezes, podem afinar o pêlo ou provocar falhas na região depilada. Mas basta usar uma ou duas vezes uma técnica de depilação superficial, que corte o fio rente à pele, como as lâminas, para engrossá-lo novamente.
Por que depois da depilação aparecem espinhas na pele?
Esses sinais que surgem na pele têm aparência de espinhas mas na verdade são foliculites, inflamações na saída do pêlo (folículo). Sua principal causa são os pêlos encravados, que não conseguem romper a pele, causando inflamação.
Como livrar-se das foliculites?
É indicada a aplicação de um antiinflamatório, como Nebacetim, duas vezes ao dia. Em casos mais graves, sempre sob orientação médica, deve-se aplicar cremes com antibióticos. Quando nenhuma dessas medidas funciona, receitam-se antibióticos por via oral.
Foliculites podem se transformar em cistos?
Não. A formação de cistos é causada por alterações no funcionamento das glândulas e não está relacionada com a depilação.
A depilação pode deixar manchas na pele?
Sim. Toda vez que ocorre uma infecção na pele, há uma maior produção de pigmentos no local. É uma resposta natural do corpo. Essa mancha pode surgir quando há pêlo encravado ou foliculite e a região é manipulada. Isso traumatiza a pele e estimula seu escurecimento.
Como eliminar essas manchas?
O mais indicado é o uso de cremes clareadores, à base de hidroquinona e/ou ácido kógico, receitados pelo dermatologista. Também é importante evitar o sol no local da mancha. Em casos mais graves o médico pode recomendar o peeling, que provoca uma renovação da pele e elimina os sinais.
Existem mulheres com mais tendência a esses sinais?
Sim. As mulheres de pele morena têm maior capacidade de pigmentação, o que aumenta a tendência para manchas. Gestantes também devem tomar cuidados redobrados.
Como preparar a pele para a depilação?
Na véspera, deve-se esfoliar a pele e não aplicar cremes pesados ou óleos no corpo. No dia, o ideal é fazer a depilação depois do banho, com a pele limpa e livre de produtos que contenham álcool. Esses cuidados evitam infecções e o aparecimento de pêlos encravados.
Como cuidar da pele depois da depilação?
Ela deve ser higienizada com água e sabonete neutro. Em seguida aplica-se um hidratante suave ou gel à base de calêndula ou camomila para amenizar irritações. Se a intenção é se prevenir contra pêlos encravados, o uso de gel com azuleno é a melhor opção. Estão proibidos talco, antiinflamatórios, álcool, perfumes ou cremes pesados logo depois do procedimento. Além de desnecessários, esses produtos agridem a pele e podem estimular o aparecimento de pêlos encravados ou pequenos machucados no local aplicado.
Qual a melhor técnica para evitar pêlos encravados?
A lâmina de barbear não costuma provocar esse problema. Como o método não arranca o pêlo pela raiz, não prejudica seu crescimento.
Passar desodorante nas axilas logo depois da depilação pode irritar a pele?
Sim. As substâncias químicas e o álcool presentes no desodorante agridem a pele que está sensível. O ideal é deixar a região sem nenhum cosmético por 12 horas.
Por que é mais dolorido depilar no período pré-menstrual e durante a menstruação?
Nessas fases, as alterações hormonais deixam o corpo da mulher mais fragilizado. A depilação passa a ser um estímulo agressivo e doloroso.

sábado, 22 de outubro de 2011

Alimentos que aliviam os sintomas da Menopausa

Ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, insônia, irritabilidade, entre outros sintomas, são característicos do período. O que caracteriza o período é a queda dos hormônios estrogênio e progesterona, que costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos de idade. Esses desconfortos podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis para a mulher nos campos emocional e físico. Mas uma dieta equilibrada e suplementos alimentares aliviam os sintomas.
Soja apaga o fogaréu
Os efeitos da soja no organismo das mulheres que enfrentam a menopausa são bem conhecidos. Isso porque ela é rica em isoflavona, um fitoquímico capaz de atenuar os sintomas do fim da fertilidade por participar da produção, do metabolismo e da ação dos hormônios sexuais. Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima para os efeitos aparecerem.




Cálcio contra a osteoporose
Muitas mulheres sofrem de osteopenia, que significa a diminuição da densidade mineral dos ossos, e devem se prevenir contra a osteoporose. Pra isso, devem-se ingerir alimentos ricos em cálcio, tais como leite e derivados, nabo, brócolis, folhas de mostarda e sardinha. Deve-se tomar cuidado na hora de consumir alimentos que dificultam ou diminuem a absorção do cálcio na mesma refeição, como os ricos em cafeína (café, chá preto e mate) ou os ricos em ferro (carne, frango, feijão).
Magnésio contra a irritação
Alimentos ricos em magnésio também são essenciais. A deficiência deste mineral no organismo resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia. As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e peixes, como atum e salmão, são ricos nesse mineral.

Sardinha e aveia reduz a fadiga
Estes alimentos são ricos numa substância chamada coenzima Q10, um antioxidante que está envolvido com o processo de produção energética no nosso organismo. A coenzima Q10 diminui seus níveis com a idade, e a suplementação desta, aumenta a energia, reduz fadiga, além de melhorar sistema imunológico e a textura da pele.


Para diminuir o inchaço, diminua o sódio
Para reduzir as quantidades de sódio da alimentação, não basta somente diminuir o sal na comida, mas também diminuir a ingestão de produtos enlatados, conservas e industrializados.


Chá branco combate o acúmulo de gordura
O chá branco, mais rico em catequinas que o chá verde, tem um efeito antioxidante aumentado, potencializando funcionamento hepático, eliminação de toxinas do organismo e normalização de lipoproteínas (lavacolesterol). Suas substâncias antioxidantes também aumentam o metabolismo basal, auxiliando no controle do acúmulo de gordura visceral.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Composto Antioxi Plus para garantir um bronzeado saudável!

Composto de antioxidantes, vitaminas e minerais que prometem proteger sua pele contra os danos do sol e da iluminação artificial, garantindo ainda um bronzeado saudável.
- Luteina e Zeaxantina - poderosos antioxidantes
- Licopeno - antioxidante com proteção UV,  neutralizador de radicais livres
- Cobre - formador de colágeno e elastina, aumentando a elasticidade da pele
- Selênio - Fotoprotetor UV, defesa contra o estresse oxidativo


Combinação versátil para a proteção e a manutenção de um bronzeado saudável!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conheça alguns de nossos produtos para acabar com a temida Celulite!

O verão está chegando e com ele chega também a insegurança de colocar saia, shorts e principalmente o biquini! Desenvolvemos alguns produtos que irão ajudar, e muito, você a conquistar a pele lisinha novamente e afastar a tão assustadora celulite, para que você possa arrasar neste verão!
- Para queimar gordurinhas e acelerar o metabolismo: Cápsulas Slim: com L-Carnitina, vitamina e minerais!
- Para aumentar a circulação e auxiliar na drenagem eliminando as toxinas: Cápsula Drain: Com extratos vegetais de Ginkgo, Centella e Cavalinha!
- E para auxiliar esse tratamento aumentando a sua eficácia sugerimos o creme de Cafeína e associações que vai turbinar o seu tratamento!
Experimente e comprove!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Curso de Auto Maquiagem na Ativa

No dia 12/11/2011 acontecerá na 
Farmácia Ativa o 
2º Curso de Auto Maquiagem!
Venha fazer sua inscrição é gratuíta! E as vagas são limitadas!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia do Médico

Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar vidas! Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança. Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso. Por isso, você vai operando milagres, trazendo esperança a corações desesperançados. Falar de seu ofício de médico não é fácil. Existem muitas dificuldades e seu trabalho é incansável. Sabemos que você o faz por amor ao ser humano, altruísta sempre. Não há tempos, nem momentos para fazer o bem, por isso, devemos a você nossa saúde. Você não escolhe dia para exercer a sua profissão. Para você, todo dia é dia de salvar vidas. Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas homenagens. 
Nosso sincero agradecimento de quem sabe que, sem você, nossa vida não seria tão feliz. Feliz dia do médico!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ajustando o sono com a chegada do horário de verão!



Dormir e acordar uma hora mais cedo por causa da mudança de horário exige certa adaptação do ser humano, mas no máximo em uma semana já estamos adequados. Essa reprogramação do corpo, para dormir e acordar uma hora mais cedo, não provoca muitos impactos no organismo, pois esse ajuste é praticamente automático. O que muitas pessoas não gostam é de levantar e estar escuro, como se  ainda fosse noite, por outro lado é bem agradável sair do trabalho com sol, o que estimula uma caminhada, um bate papo com amigos etc. E o melhor sono ocorre duas a três horas depois de escurecer, segundo o médico Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas da FMUSP. Ele explica que o hormônio regulador do sono “melatonina”, acionado pela falta de luz, é alterado neste período. “Para se adaptar ao novo horário, o ideal é evitar situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite”, afirma o médico, explicando que quanto mais estímulo, maior é a dificuldade do organismo em relaxar. Ele observa que outros hormônios, como o cortisol e o hormônio do crescimento, também sofrem variações durante o dia.
O médico lembra que para ter uma boa noite de sono é necessário evitar:
- o consumo de café ou chá preto e a prática de exercícios físicos muito extenuantes
- comer muito no jantar ou ir dormir sem comer
- tomar banho muito frio ou muito quente
- ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono
“Dificuldade de dormir ou de acordar podem predispor o paciente a problemas cardíacos. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia que o estresse comumente aumenta”, diz Lichtenstein.
Dica: o bom ambiente de sono envolve local silencioso, escuro e arejado, e o médico do HC ressalta que uma boa dica para os dias que antecedem à mudança de horário é dormir a cada dia alguns minutos mais cedo. E complementa: “aproveite o final de tarde e início de noite mais claros para fazer atividades prazerosas e caminhadas”.
Uma dúvida comum é em relação a como ficam os horários das medicações neste período, Lichtenstein orienta que se deve seguir o horário do relógio. E para manter a saúde, esses cuidados com o sono devem ser constantes o ano todo, não só durante o período do horário de verão.

domingo, 16 de outubro de 2011

Entenda como horário de verão afeta a saúde


O horário de verão começa hoje, 16 de outubro de  2011. Os brasileiros que vivem nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e o estado da Bahia terão de adiantar os relógios em uma hora. Com o horário de verão, e o consequente adiantamento dos relógios em uma hora com a finalidade de se aproveitar mais a luz natural durante os dias mais longos do ano (e economizar energia), nós vamos dormir antes do habitual e acordamos uma hora mais cedo. A alteração do horário de sono, segundo especialistas, pode trazer alguns prejuízos, como sonolência durante o dia, insônia à noite, cansaço, irritabilidade e falta de apetite. "Isso acontece porque, em condições normais, os diversos ritmos do nosso organismo, como o ciclo vigília-sono, por exemplo, estão sincronizados entre si e aos ambientes de claridade e escuridão que se sucedem ao longo do dia", afirma a bióloga Cláudia Moreno Louzada, colaboradora do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos (GMDRB) da Universidade de São Paulo.
Essa confusão que acontece no nosso organismo é um fenômeno que os médicos chamam de "desordem temporal interna". O organismo tende a sincronizar seus ritmos ao novo horário, mas cada ser humano tem uma velocidade própria de ajuste. "Depois de alguns dias ou semanas, a maioria das pessoas se adapta ao novo horário", diz Luiz Menna-Barreto, co-autor do livro Relógios Biológicos e Aprendizagem (Edesplan).

sábado, 15 de outubro de 2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O que é relógio biológico?


Os biólogos acreditam que esse ciclo muda de acordo com a espécie para que cada uma delas explore um horário diferente do dia. Todo ser vivo possui um ciclo de descanso e atividade relacionado aos períodos diurno e noturno. Entre os animais, esse ciclo – chamado de circadiano (cerca de um dia) – oscila entre 23 e 26 horas. Já o relógio dos seres humanos, com pequenos desvios, dá uma volta a cada 24 horas e 18 minutos. Como o relógio avança diariamente esses 18 minutos, o organismo se recupera mais facilmente de longas viagens para o leste – direção em que o fuso horário aumenta – do que para oeste. Assim, entrar no horário de verão, quando o relógio é adiantado em uma hora, também é mais difícil do que sair dele. “Todo dia, os minutos extras do nosso ciclo circadiano são ajustados conforme as atividades e a quantidade de luz a que somos submetidos. Se ambas são intensas pela manhã, o ciclo encurta. Atividades no fim da tarde ou à noite o expandem”, afirma o fisiologista John Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.
Os biólogos acreditam que esse ciclo muda de acordo com a espécie para que cada uma delas explore um horário diferente do dia. Um estudo recente da Universidade de Osaka, no Japão, constatou que as espécies animais com relógios de exatas 24 horas tendem a ter menos sucesso evolutivo, porque, ao sairem todas juntas para caçar, formam “horários de rush” nos quais a comida se torna mais escassa.

Fonte: Revista Super interessante disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/relogio-biologico-442457.shtml

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Gengibre é um santo remédio contra enxaqueca


Pesquisa científica comprovou que o gengibre pode ser um excelente remédio no combate à enxaqueca. Isso porque o alimento possui propriedades anti-inflamatórias, que aliviam as dores. O gingerol, um dos componentes do gengibre, é o agente ativo que se comporta quimicamente semelhante à aspirina, bloqueando a síntese de prostaglandina e levando à redução da inflamação e da dor.
Uma ótima dica para aliviar o incômodo é o chá de gengibre. Aprenda a fazer:
Rale 25 gramas de gengibre fresco, misture a 500 ml de água e ferva por 15 minutos. Coe, deixe esfriar e beba. de preferência, não adicione açúcar ou adoçante. A bebida pode ser consumido diariamente.

sábado, 8 de outubro de 2011

Decifrando os rótulos

%VD – Quanto o produto representa de energia e nutrientes em uma dieta de 2.000 calorias.
Valor Energético - É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). O indicado é 2.000 kcal diárias.
Carboidratos - São os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral. O indicado é 300g diárias, para não diabéticos.
Proteínas - São componentes dos alimentos necessários para construção e manutenção
dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha). O indicado é 75g diárias.
Gorduras Totais - As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal. O indicado é 55g diárias.
Gorduras Saturadas - Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. O indicado é 22g diárias.
Gorduras Trans  - Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia. Obs: O nome trans é devido ao tipo de ligações químicas que esse tipo de gordura apresenta.
Fibra Alimentar - Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino. Procure consumir alimentos com alto %VD de fibras alimentares! O indicado é 25g diárias.
Sódio - Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de
pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura) devendo ser consumido com moderação uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. Evite os alimentos que possuem alto %VD em sódio. O indicado é 2.400mg diárias.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Problemas de saúde ligados às emoções


Artrite: Atinge quem é crítica e não se sente valorizada.
· Como evitar: Sendo mais compreensiva com as pessoas.
Bronquite: Atinge quem vive brigando com o companheiro.
· Como evitar: Aceite que você não está sempre com a razão.
Cistite: Atinge quem tem dificuldade em fazer escolhas.
· Como evitar: Crie coragem e deixe de se fazer de vítima!
Cólica: Atinge quem nutre mágoas ou dependências do parceiro sexual.
· Como evitar: Pare de se sentir vítima e assuma as rédeas da sua própria vida.
Dor nas costas: Atinge quem tem medo do ridículo ou de se endividar.
· Como evitar: Evite carregar mais do que aguenta e se livre da culpa.
Enxaqueca: Atinge quem não aceita ter sua vida controlada pelos outros (pode ser o companheiro, os pais, um amigo e até o chefe).
· Como evitar: Abra-se às novidades e seja paciente consigo mesma.
Fadiga: Atinge quem faz coisas de que não gosta porque se sente obrigada.
· Como evitar: Trabalhe com alegria (ou mude de emprego) para ter satisfação pessoal. Lembre-se: dinheiro não é tudo!
Gordura localizada: Atinge quem se sente desprotegida ou gosta de testar o amor do parceiro.
· Como evitar: Saia do casulo e confie em seu poder! Que tal valorizar seus pontos fortes em vez de só lembrar dos pontos fracos?
Hipertensão: Atinge quem não consegue se entender direito com o chefe, o companheiro, um colega ou até mesmo os filhos!
· Como evitar: Descubra o que pode aprender com quem pensa diferente de você.
Inflamação na garganta: Atinge quem é autoritário ou não aguenta mais ficar engolindo "sapos".
· Como evitar: Expresse suas opiniões e desejos sem medo do que vão pensar.
Joelho inflamado: Atinge quem não aceita ouvir opiniões diferentes das suas.
· Como evitar: Procure se colocar no lugar do outro.
Labirintite: Atinge quem se sente sozinha e desamparada.
· Como evitar: Defenda seu ponto de vista com segurança e pare de se anular!
Manchas brancas: Atinge quem vive conflitos com a sogra, os irmãos ou os cunhados.
· Como evitar: Aprenda a lidar com as diferenças de opinião sem levá-las para o lado pessoal.
Náusea: Atinge quem morre de medo de perder o controle da própria vida.
· Como evitar: Distraia-se com atividades prazerosas, como pintura ou costura. Dança de salão também pode ajudar.
Ombros tensos: Atinge quem quer carregar o mundo nas costas.
· Como evitar: Pare de assumir responsabilidades que não são suas.
Prisão de ventre: Atinge quem se prende ao passado e resiste às mudanças naturais da vida.
· Como evitar: Exercite o desapego a ideias, projetos e sentimentos ultrapassados.
Queda de cabelo: Atinge quem é de "lua": um dia está superbem, no outro, de mau humor.
· Como evitar: Aceite os ensinamentos de seus pais e saiba ouvir o que seus superiores têm a lhe dizer.
Rugas: Atinge quem faz qualquer coisinha de nada se transformar em um problemão daqueles.
· Como evitar: Invista na sua criança interior e comece a ver mais graça na vida!
Sinusite: Atinge quem está muito irritada com alguém próximo.
· Como evitar: Saia da defensiva e abra-se ao novo.
Tireóide: Atinge quem se acha inferior às outras pessoas e perdeu o otimismo.
· Como evitar: Troque a rigidez pelo jogo de cintura e pare de se cobrar tanto!
Unha encravada: Atinge quem vive sobrecarregada de trabalho e de preocupações.
· Como evitar: Aprenda a pedir ajuda e a dividir as responsabilidades.
Varizes: Atinge quem se sente frustrada com os rumos que tomou em sua vida pessoal ou profissional.
· Como evitar: Batalhe por seus sonhos e crie sua própria torcida interior. Se você não acreditar em si, quem vai?
Zumbido no ouvido: Atinge quem se aborrece com facilidade ou convive com pessoas que a magoam.
· Como evitar: Não leve as pessoas tão a sério. Perdoe e peça perdão.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Os sinais que o corpo envia sobre a saúde


Conheça algumas das mensagens mais características que seu corpo envia.
Preste atenção!
- Se você tem cãibras, pode ser sinal de falta de magnésio e de potássio na alimentação.
- Se você sente muito cansaço, pode ser sinal de deficiência de ferro ou hipotireoidismo.
- Se você tem queda de cabelos e unhas quebradiças, pode ser sinal de carência de vitaminas, principalmente as do complexo A e B.
- Se você apresenta rouquidão constante, pode ter problemas na laringe.
- Se o seu suor tem um odor diferente, pode ser sinal de diabetes ou doença do fígado.
- Se sua pele está oleosa demais, pode ser problema nos ovários.
- Se você tem lapsos de memória, pode ter apneia ou outro distúrbio ligado ao sono.
- Se você tem gripes frequentes, pode estar com o sistema imunológico comprometido.
- Se a mucosa interna de seus olhos ou a gengiva estão com a coloração esbranquiçada, pode ser sinal de carência de ferro.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Benefícios da vitamina D vão além dos ossos


A vitamina D, ativada principalmente pelos raios solares, é fundamental para o desenvolvimento de ossos firmes e fortes. E uma série de estudos científicos recentes tem mostrado que o poder desse nutriente vai muito além: ele reforça a imunidade, protege o coração e até ajuda você a emagrecer.
Sem a vitamina D apenas 15% do cálcio e 60% do fósforo ingeridos seriam absorvidos pelo organismo. Mas as vantagens não param aí.
Imunidade garantida
Estudo revelou que pessoas com níveis adequados de vitamina D são mais resistentes à contaminação por vírus e bactérias do que quem tem deficiência do nutriente. E mais: se recuperam mais depressa quando ficam doentes. Essa vitamina é um importante modulador das células de defesa do organismo. Ela também estimula os glóbulos brancos do sangue a fabricar um tipo de proteína que combate infecções.
Peso sob controle
Como a vitamina D está envolvida na produção da insulina, é bom pensar nela se o ponteiro da balança estacionou. A carência dessa vitamina reduz os receptores para insulina nas células, levando à resistência ao hormônio. Com isso, o pâncreas tem que produzir mais insulina, o que prejudica o processamento do açúcar, aumenta o acúmulo de gordura e de substâncias inflamatórias e estimula o apetite.
TPM à distância
A vitamina D está envolvida na regulação dos níveis de cálcio no organismo, mineral que alivia as contrações musculares que provocam cólicas. Mulheres que consumem regularmente leite, queijo e iogurte, fontes dessa vitamina, relatam menos sintomas de TPM.
Coração protegido
Como atua na nutrição muscular, a vitamina D tem papel-chave no condicionamento do músculo cardíaco e no bombeamento do sangue. Ela também participa da produção de renina, um dos hormônios mais importantes para o controle da pressão arterial. Por fim, níveis baixos dessa vitamina no organismo levam ao aumento da quantidade de insulina no sangue, o que faz crescer o perigo de diabetes, obesidade e hipertensão, males que ameaçam a saúde cardiovascular.
Manual do sol
Tente tomar sol entre 10h e 14h, mas atenção: bastam 15 minutos por dia! Não use protetor solar, pois o produto absorve os raios UV, impedindo que eles cheguem até a pele e façam a síntese do precursor 7-dehidrocolesterol em vitamina D. Pegar sol nos braços e nas pernas, desde que totalmente descobertos, é o bastante. Não precisa expor o rosto.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Como saber se a crise de enxaqueca tem a ver com o ciclo menstrual?


O jeito mais fácil de detectar se sua enxaqueca está relacionada aos hormônios é fazer um diário durante pelo menos três ciclos menstruais. Marque os dias de seu ciclo com um tique e depois indique cada dia de uma enxaqueca com uma cruz.
Se notar uma cruz no primeiro dia ticado, ou dois dias antes ou depois, é provável que você esteja sofrendo de enxaqueca menstrual. Esse diário será útil para o médico em sua próxima consulta.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Dia da Mulher na Ativa"

Hoje é "Dia da Mulher na Ativa"!
As clientes que foram sorteadas irão ser atendidas pela profissional Tereza da Silva.
A Estética Tereza com vários tratamentos faciais e corporais com ou sem aparelho. Trabalha também com bronzeamento e maquiagem definitiva. Fica localizada no bairo da Fortaleza. Quem quiser entrar em contato o telefone é3035-3016 ou 9104-5970
Obrigada Sra. Tereza pela parceria! Adoramos a tarde!
E pra você que ainda não foi sorteada, deixe seu nome para o próximo mês, afinal o "Dia da Mulher na Ativa" acontece mensalmente!

domingo, 2 de outubro de 2011

Higiene íntima: como fazer



Você sabe se lavar corretamente? Ensiná-la é a proposta do 1º Guia de Condutas sobre Higiene Íntima, coordenado por Paulo César Giraldo, ginecologista da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Siga estes quatro passos:
1. Vulva, virilha, parte externa e interna dos pequenos lábios são os locais onde você deve espalhar o sabonete. Qualquer tipo de cosmético fica proibido dentro do canal vaginal.
2. Não precisa exagerar na limpeza. A vagina merece uma lavagem breve com movimentos delicados. Lembre-se também de sempre espalhar primeiro o sabonete na vagina e depois no ânus - nunca o contrário.
3. O sabonete ideal para a região íntima tem que ser hipoalergênico, ter o pH ácido, não conter substâncias que desequilibram a flora natural (caso de bactericidas como a clorexidina e o triclosan), e não fazer espuma em excesso, o que pode remover a camada protetora da pele.
4. Na hora de secar a região, troque a toalha por folhas de papel descartáveis. Elas absorvem melhor a umidade e diminuem o risco de contaminação por fungos ou bactérias.