sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Dia da Mulher na Ativa"

Resultado do sorteio do "Dia da Mulher na Ativa!
As sortudas desse mês foram:
1-Patrícia Oelke
2-Silvia Helena Gomes
3-Leila Maria Welter
4-Sulana Furlane
5-Katia Walterkemper Machado
6- Clarice Ehlemke Gargo
Parabéns a todas! Esperamos vocês na segunda-feira!
Se você não foi sorteada desta vez, deixe o seu nome para o próximo sorteio!
O "Dia da Mulher na Ativa" acontece todo mês!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Óleo de Cartamo seca até 5kg por mês!

O que é?
Cápsulas à base de cártamo, planta oleaginosa e rica em ômega 6.

Porque emagrece?
O cártamo reduz o apetite e tem ácido linoleico, poderoso na tarefa de bloquear a transferência de gordura da corrente sanguínea para as células. Com isso, o corpo usa a gordura estocada como energia, eliminando-a.



Como ingerir?
Uma cápsula meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar com 180 ml de água.

Contraindicação
Gestantes, lactantes, crianças e diabéticos não devem ingeri-la.

Efeito colateral
Quem tem síndrome metabólica - conjunto de problemas que oferecem riscos ao coração - não deve tomá-la.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Conheça as doenças que provocam manchas na pele


Melasma, melonase solar, eczemate: conheça algumas doenças que provocam manchas na pele e saiba como preveni-las!



Eczemate
O que é? Placa esbranquiçada com descamação, semelhante à micose.
Causa: perda de gordura da pele e também ressecamento. Em geral, surge no inverno, quando os banhos são feitos com água muito quente.
Tratamento: hidratação com cremes à base de ureia.

Mancha senil ou melonase solar
O que é? Arredondada e pequena, surge em regiões do corpo normalmente expostas ao sol. É menor e mais escura do que o melasma.
Causa: exposição ao sol e predisposição genética.
Tratamento: é feito com ácidos e creme clareadores ou sessões de peeling e laser.

Melasma
O que é? De cor castanha, tem a forma de uma asa de borboleta. Surge na bochecha, na testa, no queixo e, com menor frequência, no tronco, no colo e nos braços.
Causa: luz solar, alterações hormonal e hereditariedade.
Tratamento: aplicação de ácidos clareadores, esfoliações, sessões de peeling ou laser.

Leocodermia punctata
O que é? Pequena e esbranquiçada, geralmente aparece na região dos braços e das pernas.
Causa: herança genética e exposição solar.
Tratamento: cremes específicos ou sessões de crioterapia (tratamento realizado à base de nitrogênio líquido que promove a mudança de temperatura da pele).

Previna-se
Não há solução definitiva para as manchas. Os tratamentos citados podem amenizá-las temporariamente (com exceção da eczemate). Porém, basta tomar um pouco de sol para elas surgirem outra vez. A solução? Abusar do protetor solar. Com proteção, a chance de reaparecerem são menores. Aplique-o duas vezes ao dia (antes de sair e na hora do almoço). Em situações de muita exposição solar, como na praia, passe-o a cada duas horas e use chapéu e óculos de sol.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Homeopatia: previna doenças e reequilibre as energias


A homeopatia é um tipo de tratamento que ajuda a prevenir doenças crônicas e ainda auxilia no reequilíbrio de energia por meio de remédios menos agressivos ao organismo. Se você está cansada de tomar aquele monte de remédios toda vez que fica doente, pode ser uma forte candidata a experimentar a homeopatia. Feito com remédios diluídos e menos agressivos ao organismo, o tratamento homeopático tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. De acordo com o médico Heidwaldo Antonio Seleghini, professor da Associação Médica Homeopática do Paraná, a homeopatia trata a pessoa como um todo, e não apenas a doença de forma isolada.
Homeopatia serve pra quê?
Considerada um tipo de medicina preventiva, a homeopatia diminui as crises de doenças crônicas, como rinite e asma. Além disso, os medicamentos usados durante os tratamentos são menos agressivos para o organismo do que os remédios convencionais. Isso porque a formulação deles é bastante diluída.
5 mitos sobre a homeopatia
1. Ela piora a doença para depois melhorar: Essa não é a intenção, mas pode acontecer, já que o medicamento homeopático provoca no corpo uma doença artificial, semelhante à doença real.
2. Quem usa homeopatia não pode ser viciado: Alguns especialistas são contra, outros a favor do uso de vacinas, mas não há nenhuma contraindicação.
3. A homeopatia tem efeito placebo: O efeito placebo é um termo científico para explicar o que acontece quando o paciente acredita tanto no poder do remédio que consegue curar a doença - mesmo que esteja tomando um comprimido de mentirinha. Uma das provas de que esse efeito não se aplica à homeopatia é que cada vez mais pessoas têm resultados positivos seguindo esse tipo de tratamento.
4. Pode usar à vontade que não faz mal: O fato de ser uma terapia natural não significa que não faça mal, ainda mais se o remédio for usado de forma errada.
5. Misturar remédio homeopático com tradicional faz mal: Desde que o especialista saiba, não há problema - até porque algumas doenças exigem o uso de remédios convencionais.
Vantagens do tratamento
- A técnica se preocupa com o organismo como um todo e não com as doenças isoladamente.
- É um tratamento menos agressivo, que atua por meio de estímulo energético e não pelo efeito químico de uma droga.
- O custo do tratamento é menor, quando comparado às terapias convencionais.
Doenças na mira
Confira os males combatidos com eficiência pelos tratamentos homeopáticos...
- Psicológicos: Tensão nervosa, estresse, depressão, pânico, ansiedade, angústia, mal-estar, insônia, falta de concentração.
- Metabólicos: Obesidade, retenção de líquidos, prisão de ventre, gastrite, úlcera, cansaço, desânimo, falta de ar, colesterol alto e pressão alta.
- Crônicos: Asma, rinite, bronquite, reumatismo e fibromialgia.
- Endócrinos: Problemas na tireoide, diabetes e vários tipos de miomas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alimentos funcionais fazem mesmo a diferença?


Atualmente se fala muito sobre alimentos funcionais, mas como eles agem em nosso organismo?
Eles são definidos como alimentos que fornecem muito mais do que os nutrientes básicos; são aqueles que apresentam em sua composição substâncias bioativas e, quando consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos benéficos à saúde, colaborando para melhora do metabolismo e auxiliando na prevenção de doenças. Diariamente, como resultado de reações metabólicas o nosso organismo produz radicais livres. A quantidade produzida varia de acordo com diversos fatores, entre eles: alimentação, hábitos de vida e ambiente em que vivemos. Poluição, tabagismo e dietas ricas em gorduras e açúcares colaboram para acentuar a produção dos radicais livres. Estes, quando em alta quantidade, podem lesionar tecidos, acelerar o processo de envelhecimento celular e auxiliar no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, obesidade etc.
Os alimentos funcionais possuem substâncias antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres que estão em excesso no nosso organismo; e se associados frequentemente a uma alimentação saudável, promovem muitos benefícios à saúde.
Confira abaixo quais as funções de substâncias bioativas importantes para o nosso organismo e em quais alimentos podemos encontrá-las:
- Betacaroteno (abóbora, manga, mamão, espinafre, couve, cenoura e damasco): Protege contra o envelhecimento celular, previne certos tipos de cânceres.
- Isoflavonas (soja e seus derivados, e inhame): Auxilia na redução dos sintomas da menopausa, previne doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer de mama e de próstata.
- Licopeno (tomate e seus derivados, mamão, melancia e caqui): Diminui o risco do câncer de próstata.
- Ômega 3 (peixes de água fria, como salmão, atum e arenque, frutos do mar, óleo de peixes e semente de linhaça): Diminui o risco de doenças cardiovasculares, aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o colesterol ruim (LDL).
- Ômega 6 (óleos de soja, canola, milho e girassol; nozes, castanhas, amêndoas e gergelim): Diminui o risco de doenças cardiovasculares.
- Flavonoides (uva, suco de uva natural, vinho tinto, morango, framboesa, chá verde, amora e berinjela): Diminuem o risco de câncer e atuam como anti-inflamatórios e antialérgicos.
- Probióticos e Prebióticos (iogurtes e leites fermentados): Ajudam no equilíbrio da flora intestinal.
- Ácidos graxos monoinsaturados (azeite de oliva e azeitona): Protegem contra cânceres de mama e de próstata.
- Fitoesteróis (óleos vegetais, cremes vegetais com adição desta substância, legumes, gergelim, e semente de girassol): Diminuem a absorção do colesterol.

domingo, 25 de setembro de 2011

Mau Hálito – Quem avisa, amigo é

É muito constrangedora a situação de ter algum conhecido com mau hálito e não saber como avisá-lo do problema. Segundo a ABHA, no Brasil, aproximadamente 30% da população sofre de halitose (mau hálito), cerca de 50 milhões de pessoas. A halitose em si não é uma doença, mas pode ser o sinal de que tem algo em desequilíbrio no organismo, algum problema de saúde ou alteração fisiológica.
Causas
A halitose é multifatorial, já que existem cerca de 60 causas distintas. Mas 90% dos casos têm origem na cavidade bucal. Os motivos podem ser de:
- Má higiene bucal ou placas bacterianas retidas na língua ou amídalas;
- Baixa produção de saliva, doenças de gengiva;
- Problemas em vias aéreas, como rinites, sinusites e adenóides.
- Estresse;
- Problemas renais ou hepáticos;
- Prisão de ventre acentuada;
- Origem fisiológica (jejum prolongado, dietas descontroladas, hálito da manhã e alimentação descontrolada)
- Uso excessivo de medicações;
- Fumo, drogas ou uso de bebidas alcoólicas;
- Utilização de soluções para bochecho que contenham álcool.
Desmistificação – Problemas relacionados ao estômago não interferem no hálito, somente em casos raros. Por muito tempo se acreditou que essa era uma evidência, mas nunca passou de crença, uma vez que não há nenhum dado científico ou clínico que comprove tal relação.
Como evitar
- Procurar fazer pequenas refeições a cada 03 horas, jejum prolongado pode comprometer o hálito;
- Evitar ingerir alimentos muito salgados, quentes ou condimentados, pois contribuem para o ressecamento bucal;
- Ter uma dieta balanceada, incluindo uso de alimentos duros e fibrosos. Evitar consumir em excesso alimentos com odor carregado ou que contenham enxofre na composição, por exemplo, alho, cebola, picles, repolho, couve, brócolis;
- Ingerir bastante água, média de 2 litros por dia;
- Fazer corretamente a higiene bucal (incluindo limpeza da língua) e evitar o uso de soluções para bochecho que contenham álcool;
- Ir ao dentista a cada seis meses para prevenir problemas dentários e gengivais;
- Praticar atividades físicas e diminuir o estresse;
- Evitar álcool e fumo em excesso;
A halitose pode causar problemas sócioemocionais, além de prejuízos pessoais e profissionais. O portador às vezes desenvolve insegurança para se aproximar das pessoas e conversar, depressão, ansiedade, entre outros fatores psicológicos. Por isso é importante, após constatar que se tem mau hálito, buscar identificar as causas e o tratamento adequado para cada caso. Se você tem esse problema, não deixe de sorrir e se relacionar com os que estão a sua volta, procure um especialista.

sábado, 24 de setembro de 2011

16 coisas que provavelmente você não sabe sobre o sono


1. O que acontece durante o sono: O cérebro se recarrega; suas células se autorreparam; seu corpo libera hormônios importantes.
2. A quantidade de horas de sono necessárias varia conforme a idade.
16 horas – bebês
10 horas – 3 a 12 anos
10 horas – 3 a 18 anos
8 horas – 19 a 55
6 horas – acima de 65
3. Homens têm sonhos com outros homens 70% do tempo. Mas mulheres sonham com mulheres e homens igualmente.
4. Nós só podemos sonhar com rostos que já vimos alguma vez – lembrando deles ou não.
5. Crimes como dirigir dormindo, violentar alguém, entre outros, podem ser cometidos quando a pessoa tem sonambulismo, um tipo de distúrbio do sono.
6. 12% das pessoas sonham somente em preto e branco. Este número costumava ser maior, mas desde o advento da TV a cores mais pessoas sonham em cores do que já antes visto.
7. Sonhar é normal. Pessoas que não sonham geralmente têm distúrbios de personalidade.
8. A posição que você dorme pode dizer algo sobre sua personalidade.
a) Fetal (41%) – pessoa que parece ‘durona’ inicialmente, mas tem um grande coração
b) Tronco (15%) – muito sociável e extrovertida
c) Com os dois braços na frente (13%) – vista como uma pessoa aberta, dizem que é desconfiável
d) Soldado (8%) – Reservada
e) Queda livre (7%) – Engraçada e fantástica em festas
f) Estrela do mar (5%) – Excelente ouvinte
9. Um entre quatro casais dorme em camas separadas.
10. Soldados britânicos foram os primeiros a desenvolver um método para ficarem acordados 36 horas seguidas. Quando cansados, eles colocavam visores especiais que simulavam a claridade do sol nascendo e os acordava.
11. Mamíferos que mais dormem:
Koala – 22 horas por dia
Morcego marrom – 19,9 horas por dia
Pangolim – 18 horas por dia
Mamíferos que menos dormem:
Girafa – 1,9 horas por dia
Corço – 3,09 horas por dia
Elefante asiático – 3,1 horas por dia
12. Quando os golfinhos dormem, somente metade do cérebro deles ‘desliga’. A outra metade continua ligada para ajudar com os ciclos de respiração.
13. Uma pessoa morreria antes de privação do sono do que de privação de comida. Levaria duas semanas para morrer sem alimento e 10 dias sem dormir poderia matar.
14. Pessoas cegas podem ver imagens no sonho. Aquelas que nasceram cegas podem ter sonhos envolvendo emoção, som, cheiro e toque em vez de vista.
15. Em 5 minutos depois de acordar, metade do sonho é esquecido.
16. Um entre 50 adolescentes continua a molhar a cama.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pesquisa: o que você sabe sobre diabetes?


A Sociedade Brasileira de Diabetes realiza uma pesquisa para entender melhor o que as pessoas sabem sobre o diagnóstico e o tratamento do diabetes.
Sua participação contribuirá para orientar melhor a disseminação de informações e a conscientização sobre essa doença crônica, que pode começar silenciosa, e atinge pessoas de todas as idades.
O questionário é simples, leva menos de 5 minutos para ser respondido e aqueles que responderem, podem se cadastrar para concorrer a um iPod nano.
Entre e siga os passos aqui: www.sobrediabetes.com.br

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O tempo em função da saúde!

Você nem imagina, mas dá pra cuidar da saúde durante o dia todo através de iniciativas básicas e rápidas, acompanhe algumas:
- Comece o dia tomando café, isso não leva mais do que 13 minutos;
- Antes de ir para o trabalho reserve 30 minutos para fazer uma caminhada. Dividir esse tempo em três períodos de 10 minutos não faz nenhuma diferença, você pode andar um pouco antes de entrar para o trabalho, durante o almoço, e quando voltar para casa;
- Antes de chegar ao trabalho você pega ônibus ou vai de carro certo? Durante seu deslocamento o que você faz? Poderia ouvir música ou ler um livro. Para fazer isso bastam apenas 14 minutos, quatro para a música e dez para a leitura. Mas você deve estar se perguntando qual o benefício para a saúde? Simples, a música alivia as dores crônicas,  além de combater a depressão e diminuir a ansiedade; a leitura exercita os neurônios;
- No local de trabalho procure se movimentar um pouco, quando ficamos mais de três horas na mesma posição podemos prejudicar nossa coluna e a circulação. Movimentar-se em 15 minutos alternados durante as 8 horas que você trabalha são suficientes, faça alongamentos no pescoço, caminhe até o banheiro, levante para tomar café;
- Acabou o horário de almoço. Chega a hora de cuidar da higiene bucal. Passar o fio dental depois de escovar os dentes demora cerca de 6 minutos e protege sua boca de bactérias;
- Durante o dia todo não esqueça de se hidratar, principalmente durante o verão. Demora cerca de 4 minutos para você tomar um copo de água. Não precisa ficar preso a famosa meta de 2 litros por dia, cada pessoa tem uma necessidade diferente;
- Depois de um dia cansativo de trabalho, estresse, brigas de trânsito… todos precisam relaxar, e nada melhor do que meditar para esvaziar a mente dos problemas. Vinte minutos são suficientes e você pode fazer isso quando chegar em casa. Além da prática aliviar a tensão, pacientes cardíacos que meditam diariamente diminuem os riscos de ter infarto em 50%.

 Agora é só montar um cronograma e colocar as dicas em prática!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Primavera é “tempo” de catapora

Começa, nesta sexta-feira (23), oficialmente a primavera. Mas com ela aparece também a catapora. Em consequência das temperaturas mais elevadas nessa estação do ano, há uma maior facilidade de transmissão da varicela, popularmente conhecida como catapora, fazendo com que os surtos (dois ou mais casos em um mesmo ambiente) da doença tornem-se mais comuns. Geralmente benigna, a doença atinge principalmente crianças, mas os adultos infectados com o vírus precisam de cuidados especiais, sobretudo se tiverem outras doenças associadas.
Altamente contagiosa, a catapora se caracteriza pela presença de febre e vesículas (aquelas pintas vermelhas com líquido) com intensa coceira que se espalham em todo o corpo, evoluindo para crostas, até a cicatrização. A maioria das crianças tem entre 250 e 500 lesões, que podem permanecer por até duas semanas.
Transmissão e prevenção
A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto, através da saliva, das secreções respiratórias ou por contato com o líquido do interior das vesículas. Depois de infectado o paciente fica imune a ela, ou seja, se contrai o vírus apenas uma vez na vida.
Os que estão com catapora precisam ter atenção especial com as condições de higiene da pele e também se alimentar bem. No caso de crianças, deve-se ainda evitar o contato com outras crianças que estejam com a doença. As pessoas com baixa imunidade podem apresentar quadros mais graves da doença. Como a vacina não integra o calendário do Ministério da Saúde para distribuição na rede pública, é necessário que os pais fiquem atentos nesse período do ano e tomem todos os devidos cuidados preventivos.
Recomendações para evitar complicações da catapora:
• Corte sempre as unhas e as deixe limpas;
• Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
• Use luvas na hora de dormir, se a coceira incomodar muito;
• Não arranque as crostas que se formam quando as vesículas regridem;
• Mantenha-se em repouso enquanto tiver febre;
• Consuma alimentos leves e muito líquido.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Queda de cabelo: quando pode ser doença


Todos os dias, perdemos naturalmente até 100 fios de cabelo no travesseiro, no banho, na escova, por exemplo. Mas a queda de cabelo acima do normal e o medo de ficar calvo é algo que assusta homens e mulheres porque influencia diretamente na imagem corporal e na autoestima. A calvície, ou alopecia, é uma enfermidade que tende a afetar mais os homens que as mulheres ao longo de suas vidas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 80% dos homens enfrentarão o problema antes dos 70 anos. Já entre as mulheres, apenas 30% terão que lidar com algum tipo de alopecia antes dos 50 anos de idade.
Por que os cabelos caem?
Todo fio de cabelo tem um ciclo de vida de crescimento que culmina com sua queda. As fases são chamadas de:
    * Anágena: fase de crescimento do fio do cabelo.
    * Catágena: fase de repouso.
    * Telógena: fase de queda.
Cada fase tem uma duração independente assim como cada fio está numa fase independente de crescimento – imagine se todos os fios estivessem na mesma fase cairiam todos da mesma vez, ficando o indivíduo calvo.
Cerca de 80% dos cabelos está na fase de crescimento, ou seja, anágena, vinte na fase telógena e alguns poucos da fase catágena.
Causas
Ainda que afete mais homens que mulheres, algumas das causas da alopecia, ou queda de cabelo, são comuns a ambos, como a genética, fatores hormonais, stress, dieta alimentar – em especial uma restrição severa na alimentação, medicamentos ou a interrupção brusca em algum tratamento, doenças metabólicas, venéreas ou inflamatórias e neoplasias.
Tratamento
Antes de se iniciar qualquer tratamento, deve ser feito um diagnóstico preciso sobre a causa da alopecia, investigando o histórico do paciente em relação a uso de medicamentos, doenças, infecções, dietas, anemias e outras hipóteses.
Existem vários tratamentos disponíveis no mercado, desde xampus específicos para a doença até tratamento a laser. Cabe ao especialista indicar o mais adequado a cada caso.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Olhos: espelhos d’alma


Os olhos são os espelhos d’alma já dizia dito popular, o poeta e o psicanalista.
Os olhos são o espelho da alma porque refletem diretamente o processo de energia do corpo. Muitas pessoas evitam o contato dos olhos, porque têm medo daquilo que seus olhos possam revelar. Isso porque, além de ser uma das primeiras áreas a serem  notadas em situações sociais, demonstram o seu estado de espirito e o seu humor.
A região dos olhos é uma das que mais sofre com a ação do tempo e com a falta de cuidados específicos. Além de exposição aos inimigos do viço e do brilho da pele (sol, vento, poluição), essa área sofre um desgaste maior por estar em constante movimento. Por isso, é comum o aparecimento de rugas (leves ou profundas) de flacidez e  de olheiras. Dai a importância dos cuidados diários com essa região.
Conheça, então, alguns segredos para manter um olhar bonito e jovem:
    * Use cremes especialmente indicados para essa região.
    * Não exagere na quantidade
    * Aplique com movimentos lineares sempre de dentro para fora
    * Não estimule a circulação sanguínea no local (uma das causas das olheiras é o excesso de vascularização)
    * Use cremes de acordo com a sua idade
    * Mantenha a pele hidratada
    * Procure dormir bem evitar o estresse
    * Caso as rugas já estejam presentes ou a região apresente olheiras, você pode experimentar tratamentos especializados como BOTOX® e Carboxitepapia.
Não tenha medo do que os seus olhos possam dizer. Cuide-se para se sentir bem. Cuide da sua aparência e descubra o poder que tem o seu olhar.

domingo, 18 de setembro de 2011

Nutricosméticos e a beleza de dentro para fora

Com o avanço da idade, a pele perde a capacidade de reter água e de manter o equilíbrio na produção das fibras de colágeno e elastina. Com isso é natural aparecem as tão temíveis rugas, flacidez e linhas de expressão.
A busca por uma aparência melhor tem estimulado a descoberta de fórmulas cada vez mais eficazes para melhorar e garantir uma pele mais jovem e saudável. Entre essas fórmulas estão os nutricosméticos, que revolucionaram o cenário dos tratamentos estéticos com o conceito de beleza “de dentro para fora”.
Geralmente vendidos em cápsulas, os nutricosméticos têm como proposta melhorar o estado e as condições da pele, dos cabelos, pêlos e unhas; preparar a pele para exposição solar ou promover o emagrecimento. O seu objetivo não é substituir os cosméticos de uso tópico, cuja aplicação propicia um efeito imediato e único, mas favorecer a saúde interna do organismo de uma maneira geral, promovendo consequentemente a melhora da pele.
No mercado já estão disponíveis dezenas de produtos com ações de clareamento, regeneração e rejuvenescimento da pele, proteção solar, entre outros benefícios. Alguns deles são: Ômega 3 e 6, Coenzima Q10, Selênio, Licopeno, Vitaminas A, E e C, Zinco, Colágeno hidrolizado, Cistína, Pantotenato de Cálcio, Tiamina, Levedo medicinal, queratina entre outros. 

sábado, 17 de setembro de 2011

Causa e tratamento para o suor noturno


A maioria de nós sente, ou já sentiu suor noturno em  épocas de calor. Esse é um fato normal se não vier acrescido de mais algum sintoma como febre, tosse, perda de peso entre outros.  Entretanto se com frequência você acorda com os lençóis e o pijama encharcados deve procurar um médico. O ideal é se consultar primeiro com um clínico geral, especialista em medicina interna, que pode avaliar o paciente como um todo. Mas se o paciente apresenta o quadro clássico de tuberculose, com febre, sudorese noturna, emagrecimento e tosse produtiva (com catarro), deve procurar diretamente um pneumologista, explica a Dra. Leandra Metsavaht, dermatologista membro da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O suor noturno deixa de ser “normal” quando vem acompanhado de febre (temperatura maior ou igual a 37,5 °C tosse persistente (mais de 15 dias com tosse) e emagrecimento.
As causas mais comuns do suor noturno são: tuberculose, câncer, alcoolismo, menopausa e obesidade; segundo a Dra. Metsavaht. O tratamento vai depender da causa e vai desde perda de peso, no caso de obesidade, até tratamento específico para tuberculose e o tipo de câncer que o paciente apresenta.
Para prevenir o suor noturno, Dra. Leandra dá dicas como usar roupas leves e de algodão para dormir; evitar alimentos muito condimentados, apimentados no jantar; evitar exercícios físicos nas horas próximas de ir para cama e estabelecer horários regulares para dormir e acordar também ajudam a ter uma boa noite de sono.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Como resolver alguns problemas da virilha


Para algumas mulheres problemas como machas escuras, pele irritada e pelos encravados (foliculite) na região da virilha parecem que são eternos.
Métodos como gilete e cera depilatória são, na verdade, os maiores causadores dos problemas acima.
Claro que há outros fatores que influenciam, como a cor da pele (peles morenas mancham com mais facilidade) e, também, a própria característica da região que é estar quase sempre coberta ( o que pode provocar micoses).
Abaixo, listamos algumas dicas para amenizar esses problemas.
- Já que a região fica sempre coberta é bom minimizar as conseqüências disso com o uso de calcinhas de algodão e roupas soltas.
- É bom, também,  ter uma rotina de cuidados diários como deixar a área sempre bem enxuta e hidratada.
- Outra dica importante é, na hora da depilação com cera, evitar queimar a pele pois, quando a cera esta muito quente, pode queimar a pele e escurecer a região pela inflamação provocada.
- Outro problema bastante comum é a infecção causada pela reutilização da cera. Exija o uso de produto ainda não utilizado.
- Com a ajuda de profissionais, identifique cremes clareadores que podem se ajustar ao seu tipo de pele e, assim, ajudar a diminuir as manchas escuras e, também, produtos para desencravar os pelos.
- Caso a região esteja inflamada devem ser usados cremes antiinflamatórios.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Estresse também faz mal para a pele


Você sabia que o estresse pode provocar ou agravar uma doença de pele infecciosa denominada psoríase? No caso dos adultos o estresse é o principal fator desencadeante da doença. Já entre as crianças as infecções de garganta estão entre as causas mais comuns.
A psoríase é mais comum do que se imagina. Estima-se que ela atinja de 2% a 10% da população mundial. A recomendação dos dermatologistas, tanto para prevenir quanto para amenizar os sintomas da psoríase, já que se trata de uma doença crônica, é procurar manter uma vida saudável, incluindo a prática de exercícios, alimentação equilibrada e sono adequado. Pessoas com histórico da doença na família devem ter o cuidado redobrado, já que o fator genético tem sido relacionado em vários casos.
Tratamento da psoríase
Para quem já tem a doença diagnosticada, o acompanhamento psicoterapêutico, bem como técnicas de relaxamento e apoio social podem contribuir para a melhora da psoríase, além dos tratamentos que incluem o uso de medicamentos tópicos ou sistêmicos. Nos casos moderados a graves, os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados, pois há o risco aumentado de hipertensão arterial, diabetes, aumento do colesterol, infarto e derrame.
Além do estresse, uso de antiinflamatórios, anti-hipertensivos e medicamentos psiquiátricos estão associados a crises de psoríase. O consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo dificultam o tratamento.
Sintomas da psoríase
A psoríase é caracterizada por lesões avermelhadas, elevadas e descamativas na pele e no couro cabeludo. Pode se manifestar como coceira e provocar alterações nas unhas e também dor nas articulações.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Acabar com a celulite requer tratamento e mudança de hábito


Mulheres, de um modo geral, sonham com o dia em que irão anunciar um tratamento realmente milagroso que acabe de vez com a tão detestável celulite. Enquanto esse dia não chega, resta às mulheres se contentarem com as técnicas atuais que não curam, mas ajudam a amenizar o aspecto da pele com celulite.
É importante lembrar que a celulite é decorrente de um conjunto de fatores que incluem alimentação, sedentarismo, estresse, fumo, baixa ingestão de líquidos, genética e hormônios. Devido a isso, o tratamento deve estar sempre aliado a uma profunda mudança de hábitos.

Enquanto o milagre não aparece, confira dicas reais para combater a celulite:
    Alimentação saudável: consuma frutas, verduras, proteínas magras, produtos integrais e muita água. Evite frituras, embutidos, alimentos prontos e sal em excesso. Dica: o chá verde após as refeições pode ajudar na digestão e na eliminação de toxinas.
    Exercício físico: movimentar-se é indispensável para ajudar a drenar o corpo, reduzir o inchaço e, por consequência, a celulite. Prefira atividades que estimulem a circulação sangüínea e a oxigenação, que ajudem a eliminar gordura e fortaleçam os músculos. Dica: caminhada na água, exercícios aeróbios e musculação. Pratique exercícios com o acompanhamento de um profissional de educação física.
    Drenagem linfática: trata-se de uma massagem feita com movimentos de pressão leve em determinados pontos, em ritmo lento e preciso, que ativa a circulação e drena os líquidos da cadeia linfática, melhora a oxigenação dos tecidos e estimula a ação antiinflamatória do organismo. Através dela, o corpo tem mais facilidade de limpar as células “contaminadas” de toxinas e radicais livres. Dica: a drenagem deve ser feita apenas por fisioterapeutas ou esteticistas habilitados.
    Outros tratamentos como medicamentos, cremes, ultrassom, correntes elétricas, ondas eletromagnéticas, radiofrequência, carboxiterapia, mesoterapia (aplicação de medicamentos diretamente na pele) podem ajudar, dependendo do grau da celulite, mas só devem ser feitos sob orientação médica.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Câncer de próstata: Mitos e verdades

O tumor mais comum em homens é o câncer de próstata, principalmente naqueles que estão com mais de 50 anos de idade. Com o avanço da medicina e com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, é possível que, proporcionalmente, mais casos da doença sejam diagnosticados.
Em sua fase inicial, o câncer de próstata evolui de maneira discreta e muitos pacientes não apresentam sintomas. Em alguns homens, quando há presença dos sintomas, eles são confundidos com o crescimento benigno da próstata. Já na fase avançada, o paciente pode sentir dor óssea, sintomas urinários e, em casos mais graves, há insuficiência renal e até infecção generalizada.
Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de próstata só é possível através de exame clínico, o toque retal, e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA). Conforme o resultado, o paciente terá indicação de ultrassonografia pélvica ou prostática transretal. A ultra poderá apontar a necessidade da realização da biópsia prostática transretal.
Alguns mitos rondam o imaginário masculino. O urologista, André Cavalcanti, do Centro Integrado de Saúde do Homem e chefe do setor de urologia do Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, esclarece algumas dúvidas.
Hábitos sexuais estão relacionados com o câncer de próstata?
André Cavalcanti: Não há nenhum trabalho científico que prove que hábitos sexuais têm a ver com a doença. No passado acreditava-se que sexo de mais ou de menos provocava câncer. Assim como o hábito da masturbação masculina, mas tudo isso é mito.
Histórico familiar é um fator de risco?
André Cavalcanti: É um dos mais importantes. Tanto que pacientes que apresentam casos na família merecem atenção especial e precisam ser mais cuidadosos. As sociedades, em geral, indicam o exame clínico aos homens com 45 anos, mas quando há histórico familiar o exame é solicitado a partir dos 40 anos.
É verdade que o tomate previne o câncer de prósata?
André Cavalcanti: Há estudos nutricionais que indicam que o licopeno, presente no tomate, possui potencial de prevenção do câncer de próstata, mas não temos comprovação científica. A literatura é bastante rigorosa. Por enquanto, o que temos é uma tendência a acreditar no alimento como preventivo.
Os hábitos saudáveis são sempre recomendáveis. Assim como a realização dos exames na idade indicada. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Enchente e saúde: uma combinação que requer cuidados! Você sabe quais são os riscos que sua saúde corre depois de entrar em contato com a água e lama infectadas?


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES/SP preparou dicas que podem ajudá-lo a evitar doenças depois de enfrentar uma enchente!
Segundo Maria Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária Estadual, alguns cuidados são essenciais para que as pessoas possam se prevenir contra doenças infectocontagiosas mais incidentes na época de chuvas, especialmente a leptospirose, que nos casos mais graves pode até levar à morte.

Primeiro, vamos entender o problema…
Ao passar por áreas urbanas ou rurais, a água das enchentes agrega resíduos e microorganismos de várias origens, que podem contaminar e provocar doenças nas pessoas que tiveram contato direto ou indireto com ela. Isso porque os resíduos contidos nessa água podem impregnar e contaminar todos os locais atingidos pelas enchentes, como pisos, paredes, móveis e outros objetos das residências.

Fuja da enchente!
O ideal seria evitar qualquer contato com água da enchente, mas sabemos que isso muitas vezes é inevitável. Tente então permanecer o menor tempo possível e busque um local seguro para se abrigar. Não deixe em hipótese alguma que crianças nadem ou brinquem nesses locais. Além do perigo da correnteza, elas podem contrair doenças. Evite também manusear sem proteção objetos que tenham sido atingidos por essa água ou lama. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.

Não reaproveite
Jogue fora medicamentos e alimentos (frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados, enlatados etc.) que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados. É importante ainda lavar bem as mãos antes de preparar alimentos ou comer. Procure também beber água potável que não tenha tido contato algum com as enchentes, e a utilize no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano.
Dica: Para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por ao menos um minuto ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água.
Atenção! Os frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, próprios para diluir na água de beber e cozinhar podem ser encontrados em farmácias ou supermercados. Na falta dessas opções, utilize água sanitária, tomando o cuidado de adquirir apenas aquelas que tenham registro e não contenham outras misturas, como perfumes.

Em baixo d’água
Se sua casa for atingida por uma enchente, após o recuo da água providencie a limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos. Mas lembre-se: sempre utilize luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos). Descarte para a coleta pública tudo o que não puder ser recuperado e remova – com escova, sabão e água limpa – a lama que restou nos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos da casa. No caso dos utensílios domésticos (panelas, copos, pratos e objetos lisos e laváveis), lave-os normalmente com água e sabão. Depois, prepare uma solução desinfetante, diluindo um copo (200 ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) em quatro copos de água (800 ml). Mergulhe na solução os objetos lavados, deixando-os ali por, pelo menos, uma hora. Para pisos, paredes, móveis e outros objetos, após retirar a lama, lave o local com água e sabão e, a seguir, prepare uma solução diluindo um copo (200ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para um balde de 20 litros de água. Umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando-as secar naturalmente.

domingo, 11 de setembro de 2011

Alongamento: passo a passo para fortalecer os músculos


Para não ficar dolorida depois do treino ou se machucar enquanto pratica os exercícios, é indispensável fazer alongamento. Ele aumenta a flexibilidade e fortalece os músculos, melhorando a saúde das articulações. Também corrige a postura, deixando o corpo mais longelíneo. Preparada?

1. Deitada de bruços, dobre os cotovelos e apoie as mãos no chão. Inspire e eleve o tronco, flexionando a lombar. Deixe as pernas esticadas. Fique na posição por 15 segundos. Faça três séries de cinco repetições.

2. Deitada de costas, joelhos flexionados e pés no chão. Levante o quadril lentamente até apoiar o corpo nos ombros. Inspire e segure a posição por segundos. Volte ao início devagar.

3. Deitada de costas, joelhos flexionados, levante somente a perna direita. entrelace as mãos atrás da coxa e, ao expirar, leve o tronco em direção à perna e vá "escalando" até alcançar o tornozelo. inspire e expire algumas vezes nessa posição. repita com a outra perna.

4. sentada, coluna reta, pernas abertas e esticadas, calcanhares no solo. abra bem os braços e, expirando, gire o tronco para a direita até a mão esquerda alcançar o pé direito. segure a posição por alguns segundos e volte ao início. repita com o outro lado.