quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dia do Nutricionista

Hoje comemora-se o Dia do Nutricionista. A data foi criada em 1949, por ocasião da inauguração da Associação Brasileira de Nutricionistas, atual Associação Brasileira de Nutrição. Comemorar esta data é lembrar da importância da alimentação na qualidade de vida de todos e na manutenção da saúde.
O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida. O profissional de Nutrição é responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, bem como acompanhar o regime alimentar de atletas.
Para comemorar esse dia sugerimos algumas dicas de nossos parceiros nutricionistas:
  • Coma abundantemente cereais, frutas e vegetais. Esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, devendo estar presentes na alimentação diária.
  • Mantenha um peso saudável. O excesso de gordura no corpo aumenta os riscos para hipertensão arterial, doenças do coração, diabetes e outras doenças. Por outro lado, a desnutrição também acarreta riscos à saúde como o aparecimento de osteoporose, e irregularidades menstruais (no caso das mulheres).
  • Coma regularmente. Pular refeições pode levar a um descontrole da fome, levando a aumento da ingesta de alimentos. Procure fazer de quatro a seis refeições em intervalos de três em três horas.
  • Reduza certos alimentos, não os elimine completamente. Se os seus alimentos preferidos são ricos em gordura, sal ou açúcar, não exagere na quantidade de sua ingestão.
  • O que fica e o que sai do cardápio. Prefira sempre os alimentos grelhados, assados e cozidos e evite as frituras. Evite também enlatados, doces e refrigerantes.
  • Consuma alimentos ricos em fibras. Os cereais, legumes e hortaliças são ricos em fibras essenciais para o organismo.
  • Beba bastante líquido diariamente. O corpo humano precisa de, no mínimo, dois litros de água todos os dias, que devem ser ingeridos, preferencialmente, no intervalo das refeições.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vinhoterapia

Cada vez mais os centros de beleza desenvolvem tratamentos vinhoterápicos com produtos que, segundo os especialistas, têm um poderoso efeito rejuvenescedor.
Na vinhoterapia, o segredo do sucesso tem nome: os polifenóis, um componente da uva cujo poder antioxidante supera em cem vezes o da vitamina E, muito utilizada em cosméticos.
Para os especialistas, essa qualidade do vinho faz com que os tratamentos baseados nessa bebida retardem o envelhecimento das células, hidratem a pele, tonifiquem os músculos e melhorem a aparência dos glúteos e do abdômen. Esse tipo de produto hidrata a pele em profundidade, dá brilho, protegem as fibras de sustentação da pele, desintoxicam os tecidos e melhoram a circulação.
Os agentes desses produtos são os polifenóis e bioflavonóides: antioxidantes naturais que previnem o envelhecimento da pele e a protegem da agressão do meio ambiente e da fumaça. Outro segredo que faz parte dos produtos usados na vinhoterapia é o resveratrol, um polifenol que se concentra nos caroços principalmente da uva moscatel e que, segundo os especialistas, contribui para que a pele se torne mais elástica e jovem. Cada uva contém vitaminas A, C e várias do complexo B - que retardam o envelhecimento, eliminam toxinas e ajudam na regeneração do fígado -, ferro - que serve para evitar a anemia - tartaratos e sulfato de potássio, que faz bem para os rins. Alguns especialistas também afirmam que as propriedades da uva ajudam a estabilizar as fibras sobre as artérias e reduzem o risco câncer.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Dia da Mulher na Ativa"

Hoje é "Dia da Mulher na Ativa"!
As clientes que foram sorteadas irão ser atendidas pela profissional Dejanira da Decorp Estética.
A Decorp Estética trabalha com vários tratamentos faciais e corporais e também auriculoterapia. Fica localizada na R: Eduardo Santos, sala 05, bem pertinho da Furb. Quem quiser entrar em contato o telefone é 9991-3888 ou através do e-mail: decorp.estetica@gmail.com!
Obrigada Deja pela parceria! Adoramos a tarde!
E pra você que ainda não foi sorteada, deixe seu nome para o próximo mês, afinal o "Dia da Mulher na Ativa" acontece mensalmente!

domingo, 28 de agosto de 2011

Anda meio cansado? Sem muita disposição? Que tal um energético!

Composto Energético  com Mucuna e Tribulus Terrestris

Mucuna Pruriens:
- Afrodisíaca
- Aumenta força e massa muscular
- Antienvelhecimento
- Aumenta o senso de bem-estar
- Aumenta a libido
- Aumenta os níveis de testosterona
- Melhora a agilidade mental
- Melhora a coordenação motora
 


Tribulus Terrestris:
- Fitohormonio natural
- Melhora os níveis de testosterona
- Aumenta a massa muscular
- Tônico Energético
- Frigidez sexual
- Recuperação da atividade sexual
- Aumento da libido em ambos os sexos
- Aumento da Disposição Física e Mental
- Aumento do Apetite Sexual
- Na esterilidade ovariana na menopausa natural e induzida
- Efeitos positivos sobre a função eréctil
- Redução dos níveis de colesterol
- Estimula ovogênese,benefícios na síndrome pós- menopausa
- Impotência
- Estimulação do sistema imunológico
- Cardiotônico
- Estimula crescimento de melanócito
- Alivia espasmos da musculatura lisa



sábado, 27 de agosto de 2011

Tratamento capilar para homens

O Pill Food é um suplemento alimentar, composto de proteínas, minerais e vitaminas que entram na formação do cabelo, com benefícios à pele, unhas e cabelos. Além de conferir o aumento da imunidade ao organismo, e maior disposição. Reduz bastante a queda.
- Reduz a queda de cabelos
- Fortalece os cabelos
- Acelera o crescimento dos fios
- Beneficia pele e unhas
 
 


 
Espuma Capilar com Minoxidil: ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área. O minoxidil foam é mais prático e não deixa o cabelo com aspecto oleoso, além de ser mais fácil de aplicar. 
- Ajuda a revitalizar a raiz do cabelo,
- Ajuda a normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento


Shampoo Anti-Caspa com Piritionato de Zn: Auxilia no combate da caspa, tendo efetiva ação antimicrobiana (bacteriostático e fungistático), mantendo o brilho e a maciez dos cabelos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"Dia da Mulher na Ativa"

Resultado do Sorteio do "Dia da Mulher na Ativa"
As sortudas desse mês foram:
1- Iolanda Dias
2- Cecília Floriani Deschamps
3- Erenita Prochinow Meyer
4- Ines Malinsk
5- Esmeria Reichert Waltrick
6- Marilisa Niehues
Parabéns a todas! Esperamos vocês na segunda-feira!
Se você não foi sorteada desta vez, deixe o seu nome para o próximo sorteio!
O "Dia da Mulher na Ativa" acontece todo mês!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Espinha???? Conheça nossa linha de tratamento de Acne grau I e II

Gel de Limpeza e demaquilante: Com extrato de aloe vera e chá verde ele limpa delicadamente a pele.

Sabonete Ácido Ativo: Composto de ácidos que irão proporcionar um leve esfoliação na pele, promovendo o clareamento de manchas de espinhas.

 




Loção Tônica Adstringente: Com extratos vegetais, ela proporciona uma limpeza mais profunda na pele, retirando a oleosidade e tonificando, deixando a pele com aspecto mais saudável.

Loção Secativa: Composto com ácido salicilico e associações, é para ser usado sobre as espinhas, que irá fazer com que elas sumam sem deixar marcas em sua pele. Se preferir o produto pode conter tonalizante.

Filtro Solar Oil-free: Para ser usado diariamente. Se preferir ele pode ter efeito tensor, retraindo os póros. Pode ser acrescentado tonalizante.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pill Food - Vitamina contra queda de cabelo

O Pill Food é um suplemento alimentar, composto de proteínas, minerais e vitaminas que entram na formação do cabelo, com benefícios à pele, unhas e cabelos. Além de conferir o aumento da imunidade ao organismo, e maior disposição. Reduz bastante a queda e diminui consideravelmente unhas lascadas e quebradas.



Indicações:
- Reduz a queda de cabelos
- Fortalece os cabelos
- Acelera o crescimento dos fios
- Beneficia pele e unhas


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Balas de Colágeno ajudam a emagrecer, prevenir rugas e flacidez!

Colágeno concentrado, o principal ingrediente dessa maravilha rica em aminoácidos, portanto ela é indicada para emagrecimento e ainda possui aporte protéico e promove a saciedade. Após sua preparação, ela possui grande quantidade de água e forma um gel, que retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa hidratada e saciada por mais tempo. Ela ainda dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e intestinos. Portanto, os efeitos não se comparam. No estômago, o colágeno hidrolisado vira um gel que se expande e ocupa espaço, reduzindo o apetite. Como tem digestão lenta, ainda faz com que a fome demore para voltar. O colágeno é a proteína mais abundante no organismo, constituindo cerca de 30% das proteínas do nosso corpo e 6% do nosso peso total. É importante, pois   faz parte da composição de órgãos de sustentação como a pele, os ossos, tendões e cartilagens.

Indicações: 
-  Combate a flacidez da pele
-  Elimina rugas
 
-  Aumenta a tonicidade dos músculos
-
  Ajuda nos regimes de emagrecimento
-  Combate a celulite
-  Revigora o couro cabeludo
-  Perda de Massa Gordurosa
-  Aumento Musculatura Corporal
-  Melhora do Sono
-  Melhora das Afecções ósseo-musculares
-  Fortalecimento das Articulações
-  Melhora do Aspecto da Pele (Rugas, Flacidez, Estrias), Cabelos e Unhas

Venha experimentar essa delícia! Temos várias opções de sabores!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"Dia da Mulher na Ativa"

Bom dia meninas!
Dia 29/08/2011 terá novamente o "Dia da Mulher na Ativa",
deixe seu nome para concorrer!
É só comentar! Deixando nome, telefone e e-mail.

domingo, 21 de agosto de 2011

Os 10 piores alimentos de todos os tempos para saúde

Há algumas semanas, a lista dos dez piores alimentos de todos os tempos, segundo a nutricionista canadense Michelle Schoffro Cook, se disseminou pela internet. Dentre eles, estavam o sorvete, a pizza, o cachorro-quente e o refrigerante. Que atire a primeira pedra quem nunca se rendeu a alguma dessas delícias! Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética; são um risco para a saúde.
Confira os comentários da nutricionista sobre essa lista de alimento:

10º lugar: Sorvete: Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, o sorvete geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e aromatizantes artificiais, muitos dos quais possuem substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.
 
9º lugar: Salgadinho de milho: Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza: Nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de conservantes. Feitas de farinha branca, elas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.




7º lugar: Batata frita: Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
6º lugar: Salgadinhos de batata: Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.






5º lugar: Bacon: O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente: Um estudo da Universidade do Havaí pode comprovar que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas amplia o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontaram que a substância pode desencadear câncer colorretal.



3º lugar: Donuts (Rosquinhas): Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.
2º lugar: Refrigerante: De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet: É o pior alimento de todos os tempos, pois, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio.


sábado, 20 de agosto de 2011

Por que comer cinco vezes ao dia é o ideal para emagrecer?

Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, o metabolismo se torna lento, e nosso organismo entende que ficará um longo período em jejum. Desta forma, toda fonte de energia é armazenada como reserva de gorduras como um sinal de alerta, o que acarretará o ganho de gordura, explica Liliane Oppermann, médica nutróloga.
Alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia faz que o organismo tenha de trabalhar mais para metabolizar os nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura. Apenas o ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes gera gasto energético, aponta a especialista. Realizar várias refeições ajuda também a manter o controle do apetite, evitando os exageros e o comer compulsivamente. Em pouco tempo, a pessoa adapta-se e se sente mais saciada com porções menores de alimento.
Ao comer entre cinco e seis vezes por dia, o metabolismo fica acelerado e, consequentemente, acontecerá queima calórica diária. Estima-se que dessa forma pode-se aumentar em até 10% o gasto energético total de uma pessoa, afirma Oppermann.
No comportamento inverso, quando ocorre um jejum prolongado – comer apenas nas “refeições principais” –, o organismo tem maior facilidade de acumular gordura como forma de defesa e garantia de energia em longo prazo, a fim de utilizá-la quando for necessário. “Também não podemos esquecer que em momentos de jejum prolongado o risco de se exceder na quantidade de alimentos na refeição seguinte é muito maior”, alerta a nutróloga.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que são fobias?


Fobias são medos irracionais, reconhecidos como absurdos pela própria pessoa que os sente, a qual, apesar disso, não consegue dominá-los. Embora as fobias existam em diversos quadros psiquiátricos, elas são os sintomas predominantes nas chamadas neuroses fóbicas.



Quais os tipos mais comuns de fobias?
Podem ser reconhecidos três tipos principais de fobias: agorafobias, medos de andar por lugares abertos, especialmente praças e ruas; fobias específicas, medos de objetos ou situações determinadas; fobias sociais, medos de situações que envolvem contato com pessoas.

Quais os principais sintomas das pessoas que sofrem de fobias?
Agorafobias: Em geral os medos dos agorafóbicos são progressivos e de um temor inicial de viajar passam, depois, a um medo de andar na própria cidade, mais tarde a um medo de sair à rua e, por fim, de sair até mesmo na vizinhança. Durante certo tempo as pessoas com esse tipo de fobia ainda conseguem sair se estiverem acompanhadas por alguém, mas posteriormente passam a depender de acompanhantes específicos e mais tarde nem mesmo junto deles conseguem sair. Algumas vezes as agorafobias detêm seu curso em níveis mais suportáveis, mas de qualquer forma elas representam importantes limitações para a vida das pessoas fóbicas. Algumas nem mesmo conseguem estudar ou trabalhar.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bebidas que hidratam o corpo após o treino


Não adianta só fazer os exercícios direitinho e comer bem - hidratar-se adequadamente é de extrema importância. Quando praticamos atividades físicas, nosso corpo perde líquido e fica desidratado, por isso recomenda-se que a reposição de líquido seja feita imediatamente após o término do exercício, continuamente e de forma fracionada.
Quando pensamos em hidratação, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é água. Porém, ela não precisa ser a única opção. Veja alguns exemplos:

Bebidas isotônicas
SIM: Elas são bebidas cuja composição é semelhante aos fluidos do nosso corpo e devem ser usadas, principalmente, para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração. Alguns exemplos de isotônicos são o soro caseiro, a água de coco e algumas fórmulas industrializadas.

Refrigerantes
NÃO: os refrigerantes fornecem apenas açúcar, água e carboidratos, não possuindo nenhum tipo de nutriente. Além disso, eles são bebidas gaseificadas e, por isso, podem causar desconfortos intestinais, além de ter uma absorção mais lenta.

Água de coco
SIM: a água de coco é considerada um isotônico natural, já que apresenta vários minerais, como sódio, potássio, fósforo e cloro. Por isso, além de hidratar, ela ajuda na recuperação de minerais. É um líquido perfeito para reposição de água e minerais perdidos em atividades físicas ou na desidratação.

Bebidas energéticas
NÃO: os energéticos são bebidas estimulantes e, por isso, contêm muita cafeína, além de açúcar. Eles têm, sim, aminoácidos e vitaminas. Porém, não são nada eficazes quando o assunto é hidratação. 
Suco de frutas naturais
SIM: ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas cumprem bem o papel de hidratar o corpo. Além de refrescantes, fornecem energia, acalmam e hidratam. Mas devem ser alternados com a água e não substituí-la.

Água de cheiro ou com sabor
NÃO: muitas pessoas tem trocado a água natural por esse tipo de água aromatizada ou com um leve sabor de fruta como fonte de hidratação. Ou seja, estão literalmente substituindo a água. O que muitas pessoas podem não saber é que, para que esse tipo de bebida fique com sabor, são adicionados aromatizantes, conservantes e adoçantes (para substituir o açúcar).

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Refrigerante pode causar retenção de líquido e inchaço


Refrigerante é uma delícia, mas precisa ser consumido com cuidado, pois pode trazer alguns probleminhas à saúde. Fique de olho!
O refrigerante comum tem muitas calorias vazias, ou seja, é pobre em nutrientes. Além disso, essa bebida engorda e é cheia de substâncias artificias, como conservantes, acidulantes, corantes, estabilizantes, umectantes e aromatizantes.
Muitas pessoas tomam refrigerante o dia todo e se esquecem de beber água. Cuidado! A água é fundamental para manter o corpo hidratado. Se bebido com frequência, o refrigerante pode causar vários problemas, como gastrite e flatulência. Além disso, pode aumentar os níveis de colesterol.
Vocês já ouviram falar que refrigerantes à base de cola estragam os dentes? Pois é verdade! Essas bebidas têm pH ácido e, por isso, provocam a erosão e a perda de minerais do esmalte dental. Além disso, o ácido fosfórico contido nessas bebidas reduz a absorção de cálcio e, por isso, pode causar osteoporose e atrapalhar o desenvolvimento ósseo em crianças.
Mais uma alerta! Os refrigerantes costuma ter grande quantidade de sódio, inclusive os diet e light. Isso pode causar retenção de líquido e inchaço. Cuidado!
Se você ama muito refrigerante, não precisa cortá-lo da sua vida. Diminua seu consumo e tente trocá-lo por bebidas mais saudáveis, como água, sucos de frutas naturais e água de coco.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Seis razões para tomar anticoncepcional


Ao longo dos últimos 50 anos, a pílula anticoncepcional evoluiu da maneira que as mulheres sempre sonharam: manteve o principal benefício (99% de garantia contra gravidez não desejada) e reduziu seus efeitos colaterais. E tem mais, hoje, os anticoncepcionais orais também ajudam a prevenir uma série de males, que vão desde espinhas no rosto a cistos no ovário. Isso porque atualmente elas têm dose hormonal dez vezes menor. Já é possível também encontrar versões que combatem a tensão pré-menstrual e - viva! - diminuem o inchaço. Tudo isso sem alterar a libido. Bons motivos para comemorar, né?

1. Ameniza os sintomas da TPM
Pílulas com drospirenona ou anticoncepcionais de uso prolongado (aqueles que podem ser usados sem pausa para menstruar) são boas opções, já que possuem efeito diurético, evitando inchaço e dores no seio e ainda reduzem a irritação, a ansiedade, a melancolia e o nervosismo típicos desse período.
2. Combate a síndrome do ovário policístico
Frequente em mulheres em idade reprodutiva, a síndrome do ovário policístico é um distúrbio que se manifesta de diversas formas, com irregularidade menstrual, acne, oleosidade excessiva da pele ou aparecimento de pelos grossos nas costas, glúteos e rosto. Anticoncepcionais com ciproterona em sua fórmula costumam ser os mais recomendados para esses casos.
3. Melhora pele e cabelo oleosos
Após três meses de uso, a maioria das pílulas melhora o aspecto da pele e do cabelo. Isso por causa de três tipos de hormônios sintéticos, de nomes difíceis, mas com benefícios certeiros: gestodeno, drospirenona e ciproterona. Eles regulam a oleosidade da pele e reduzem o surgimento de cravos e espinhas. Não bastasse isso, ainda têm efeito na textura do cabelo, tornando os fios sedosos.
4. Evita o inchaço e a retenção de líquidos
Contraceptivos que contêm uma substância chamada drospirenona podem combater duas das principais reclamações femininas: a retenção de líquidos e o inchaço, que se agravam principalmente durante a tensão pré-menstrual. Esse hormônio sintético faz com que o líquido não fique preso no organismo e o corpo não inche como de costume. Dessa forma, você se sente mais magrinha e nota até que a celulite fica mais discreta.
5. Diminui crises de dor de cabeça
Sentir o incômodo no período de adaptação à pílula, durante os primeiros três meses, é normal. Após esse tempo, se você estiver tomando o remédio certo, já poderá sentir um alívio nas dores de cabeça. Anote aí: os contraceptivos sem estrogênio, apenas com os hormônios progesterona levonorgestrel ou noretisterona, são os mais indicados.
6. Controla os vasinhos
Se suas pernas denunciam que você tem tendência ao problema ou se sua mãe já sofre com varizes e vasinhos nas pernas, o melhor é optar por um contraceptivo à base de um hormônio que interfira o mínimo possível no sistema vascular, caso das pílulas com levonorgestrel. Peça uma amostra grátis a seu ginecologista e teste.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Diferenças entre Dermatite Atópica e Dermatite Seborreica


Dermatite atópica
O que é: erupções e crostas na face, no couro cabeludo, nas mãos, nos pés, nos braços e nas pernas provocadas por inflamação crônica. A coceira é tão intensa que há risco de a pessoa se ferir e infectar as lesões. Mais comum em portadores de asma e de rinite alérgica.
Causas: todos os estudos apontam para a genética. Banho quente e atrito da toalha podem ressecar a pele e provocar lesões.
Emoções: o estresse agrava o problema, fazendo surgirem novas feridas e mais coceira. A dermatite atinge mais de 3,5 milhões de brasileiros.
Tratamento: cremes ou pomadas à base de corticoides; anti-histamínico oral contra coceira; antibióticos orais se houver infecção; exposição à luz ultravioleta combinada com doses orais de psoraleno; imunomoduladores de uso local.
Novidades: a descoberta de um fator imunológico, um desequilíbrio das células de defesa presentes entre a pele e a epiderme, alterou a abordagem da doença. Surgiram imunomoduladores, como pimecrolimus e o tacrolimus, que permitem melhor controle do quadro.

Dermatite seborreica
O que é: inflamação da pele que produz vermelhidão, coceira e descamação nas áreas de maior concentração de glândulas sebáceas no corpo: em torno do nariz, nas sobrancelhas, atrás da orelha, na face e no peito. No couro cabeludo, pode acarretar a incômoda caspa.
Causas: Não esclarecidas. Além de maior produção de óleo, suspeita-se do fungo Pityrosporum ovale. Clima seco e alterações hormonais pioram os surtos.
Emoções: estresse elevado deflagra os episódios. Essa dermatite atinge 18% da população mundial, a maioria entre 18 e 45 anos.
Tratamento: xampus à base de enxofre, piritionato de zinco e cetoconazol, loções capilares com ácido salicílico, resorcina, ureia e cetoconazol, com ou sem hidrocortisona, além de prescrição de anti-inflamatórios e antifúngicos via oral.
Novidades: laser de baixa frequência pode ser usado como coadjuvante no tratamento para reduzir a coceira e a descamação.

domingo, 14 de agosto de 2011

Acabe com os sintomas da TPM




Dez dias antes de vir a menstruação, nossos hormônios deixam a gente louca. Ainda bem que é possível acalmar nossa fera interior sem precisar de remédio. Conheça algumas receitas caseiras que vão te ajudar nesse período.
 
Dor nos seios
Pouco antes de menstruar, é comum notar que os seios ficam inchados e doloridos. Uma das formas de aliviar o incômodo é consumir alimentos que contenham vitamina E, como ovos e peixes. Usar top ou um sutiã mais firme também evita a dor na região, principalmente se você tem muito busto ou pretende praticar atividades físicas.


Dor de cabeça
Evite a dor tomando chá de gengibre, a ação anti-inflamatória do gengibre pode ser melhor que remédio!

Cólica
Aplique uma compressa de chá de camomila morno no abdômen, abaixo do umbigo. Troque-a antes de esfriar e mantenha-a na região até a dor passar.

Raiva e ansiedade
Ao menos durante a TPM, evite consumir café, chá preto, chocolate e refrigerante, cujos nutrientes podem aumentar o nervosismo. Tome chá de folhas de maracujá e sinta a raiva passar rapidinho.


Depressão, tristeza, sensibilidade
A melhor solução para esses problemas é praticar atividades físicas. Trinta minutos diários de exercícios leves já fazem com que o corpo libere endorfina, uma substância que aumenta a sensação de relaxamento e bem-estar. Fazer o que você gosta e estar em companhia de pessoas agradáveis também faz toda a diferença!
 
Gula
Consuma alimentos ricos em ácidos graxos, como peixe, azeite, linhaça e óleo de girassol, que ajudam a combater a gula.

Inchaço
Dez dias antes da menstruação, diminua o consumo de sal. Outra boa dica é tomar um diurético: bata no liquidificador o suco de 1 laranja-lima, 1 fatia grande de melancia e 10 folhas de capim-cidreira fresco. Beba diariamente.

sábado, 13 de agosto de 2011

Algumas informações básicas sobre o linfoma não-Hodgkin


Os linfomas se dividem em dois tipos, de Hodgkin (atinge 1 em cada 10 pessoas) e não-Hodgkin (tipo mais comum). A doença atinge as células de defesa do organismo.
Há mais de 50 subtipos do linfoma não-Hodgkin. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cancerologia, o linfoma não-Hodgkin é mais frequente em homens de pele branca. A maioria dos linfomas não é hereditária e não possui causa específica.



 Sintomas
- Inchaço nos glânglios linfáticos nas axilas, na virilha ou no pescoço.
- Febre
- Suor noturno
- Cansaço excessivo
- Dor abdominal
- Perda de peso
- Pele áspera e coceira

Tratamento
- Quimioterapia
- Imunoterapia (com remédios)
- Radioterapia
- Transplante de medula


A cura
- A maioria dos tipos de linfoma não-Hodgkin é agressiva e, desses, cerca de 70% são curáveis.
- O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece de graça os remédios para pacientes que estejam se tratando de linfomas agressivos.
- Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as possibilidades de cura do tumor.
- O paciente deve esperar cinco anos sem nova incidência do câncer para ser considerado curado.