domingo, 31 de julho de 2011

Tudo sobre candidíase


A candidíase é uma infecção provocada por um fungo, a Candida albicans. Assim como outros fungos, ela existe normalmente em equilíbrio no organismo da mulher. O problema aparece quando ela se prolifera mais do que deveria em algumas situações.
A baixa resistência é o principal fator de risco para que os fungos se multipliquem de modo exagerado. A candidíase não é considerada uma DST, pois o agente causador já está presente no corpo, mas pode ser transmitida ao parceiro pela relação sexual.
Outro exemplo que favorece o surgimento da infecção é o uso repetido ou prolongado de antibióticos, que mata as bactérias danosas ao organismo, mas também atinge as bactérias consideradas “boas”, responsáveis pela defesa do nosso organismo, e desequilibra a região.
Como o fungo causador da candidíase é bastante resistente, ele sobrevive aos antibióticos e passa a se multiplicar descontroladamente. Baixa imunidade, estresse e má alimentação podem causar essa multiplicação.
Outras situações que aumentam as chances do desequilíbrio da flora vaginal são o uso de anticoncepcionais com alta concentração hormonal, uso de absorventes diários, roupas muito justas, calcinhas de tecidos sintéticos e ficar com o biquíni molhado por muito tempo.
Sintomas
O resultado dessa grande proliferação do fungo é uma secreção branca, pastosa e sem cheiro, que provoca coceira intensa, irritação e pequenas feridas. Outros sintomas da candidíase podem ser dor ao urinar e nas relações sexuais.
Tratamento
O tratamento para candidíase é feito com medicação via oral e local. Existem cremes para uso intravaginal, aplicadas diariamente por cerca de 10 dias. O processo é desconfortável e pode causar ainda mais ardência no momento da aplicação do produto dentro da vagina, mas os sintomas da candidíase tendem a sumir em poucos dias.
No entanto, a infecção pode voltar. É a chamada candidíase de repetição, quando o problema é tratado, mas logo se repete. Nesse caso, o ideal é procurar um imunologista para identificar as possíveis causas da infecção. Quando as crises são muito frequentes, a mulher pode diminuir as idas ao banheiro para evitar a ardência na vagina, mas isso pode provocar infecção urinária e reduzir ainda mais as defesas naturais do organismo.
Como evitar
- Depois de urinar, enxugue-se delicadamente;
- Evite calcinhas em tecido de fibra sintética ou outros materiais que permitam pouca ventilação, prefira as de algodão;
- Procure fazer a higiene da vagina com sabonetes íntimos, que respeitam o pH diferenciado da região da vagina;
- Evite usar duchas e outras substâncias químicas na área vaginal, como bolinhas perfumadas de banho ou sprays de higiene;
- Depois do banho de mar os piscina, troque de roupa imediatamente;
- Evite dietas ricas em açúcar e acrescente iogurte ao cardápio;
- Evite, se possível, o uso frequente ou prolongado de antibióticos orais.

sábado, 30 de julho de 2011

Você sofre de bruxismo?

Se você acorda com dor de cabeça forte ou com os músculos da mandíbula doloridos, pode estar sofrendo de bruxismo. O ato de apertar e ranger os dentes enquanto dorme é um problema sério.
As causas do bruxismo estão associadas a fatores emocionais, principalmente ao estresse. Sobrecarga de tarefas no trabalho, preocupações com a casa, o maridos, os filhos, dificuldades financeiras, problemas do cotidiano que aumentam a tensão emocional podem transformar uma noite de sono em uma sinfonia de ranger de dentes. E o resultado só é sentido na manhã seguinte.
Muitas pessoas desconhecem a doença e passam muito tempo acreditando que o desconforto causado pelo bruxismo não passa de uma dor de cabeça crônica ou enxaqueca.
O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem complicações, já que se trata de um hábito inconsciente e a pessoa pode nem mesmo perceber que range os dentes até ser avisada por alguém.
O problema também pode ser descoberto durante uma visita de rotina ao dentista, quando há a constatação de que os dentes estão desgastados ou o esmalte do dente está rachado.
Quando muito intenso, pode ocasionar também danos na gengiva e na articulação da mandíbula. Outros sintomas do bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço.
Através de exames detalhados e analisando os danos causados aos dentes, o dentista deve determinar o tratamento para bruxismo mais apropriado. Entre as alternativas para amenizar ou corrigir o problema, estão o uso de um dispositivo que protege os dentes durante o sono. É como uma “plaquinha”, feita sob medida, que se encaixa sobre os dentes e impede que entrem em atrito. Apesar de ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, não se trata de uma cura.
Procurar meios de relaxamento pode contribuir para reduzir a tensão, uma das principais causadoras do bruxismo. E são atitudes simples, como fazer um passeio, tomar um banho relaxante, ouvir música, ler um livro.
Um truque para aliviar as dores causadas pelo bruxismo é colocar uma toalhinha morna no lado da face, isso ajuda a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rir é o melhor remédio!


O ditado popular que diz que rir é o melhor remédio vem sendo comprovado pela ciência ao longo dos anos. Diversos estudos revelam que o riso pode promover benefícios incríveis à saúde e ao bem-estar.
Quando começamos a rir, a pulsação acelera os batimentos cardíacos podem chegar a 120 pulsações por minuto. Geralmente, com o corpo em repouso, são 70 pulsações por minuto. Com o ritmo cardíaco acelerado, a circulação do sangue se torna mais intensa e aumenta a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos. Ou seja, o riso faz com que o organismo funcione a todo vapor e pode reduzir significativamente o risco de problemas cardíacos.
Dar boas risadas pode elevar os níveis de HDL (o bom colesterol) no sangue e diminuir a pressão arterial. Além disso, reduz os níveis de cortisol e adrenalina, que são os hormônios do estresse e ativa a produção de endorfina, hormônio que provoca a sensação de relaxamento.
Quando os níveis de estresse abaixam, o corpo consegue produzir mais células de defesa, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo o organismo contra doenças.
Os benefícios do riso se estendem também aos pulmões. Uma sessão de gargalhadas limpa e ainda fortalece os pulmões. Isso porque quando rimos, inalamos mais ar e com uma maior absorção de oxigênio, a expiração também fica mais forte.
Outra vantagem é que quando rimos, os músculos abdominais são estimulados e os movimentos fazem uma espécie de massagem no sistema gastrointestinal, melhorando o processo digestivo.
E por falar em músculos, rir movimenta 12 músculos faciais e as gargalhadas movimentam 24 deles. Em uma conversa divertida, com boas gargalhadas então, 84 músculos. Toda essa movimentação é um ótimo exercício para esticar a pele e combater as rugas.
Sem contar que rir melhora o humor e levanta o astral quando as coisas não vão bem. Um sorriso traz sensações agradáveis, capazes de eliminar a tristeza, a depressão e elevar a autoestima.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Menopausa


A menopausa é um estágio natural da vida pelo qual todas as mulheres passam quando envelhecem. Embora seja normal, nenhuma mulher diria que os sintomas parecem normais. As ondas de calor, suor noturno, alterações de humor, cansaço e outros sintomas podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis no campo emocional e físico para uma mulher.
A menopausa ocorre quando os níveis de estrogênio começam a diminuir e provocar mudanças no ciclo menstrual. Durante a menopausa a ovulação é interrompida, fazendo com que os períodos sejam menos freqüentes, até parar totalmente. Para muitas mulheres esse processo começa silenciosamente depois dos 40 anos, geralmente entre 45 e 55 anos.
Os sintomas podem variar de mulher pra mulher e podem ser ondas de calor, diminuição do desejo sexual, suor noturno, ressecamento vaginal, irregularidade dos ciclos menstruais, insônia, irritabilidade, ansiedade e depressão.
Existem algumas mudanças na sua alimentação e estilo de vida que podem ajudar você a lidar melhor com essa fase da vida, como:
- Comer mais soja: Muitos cientistas acreditam que as isoflavonas da soja, que são semelhantes aos estrogênios em estrutura, ajudam para a manutenção de uma boa saúde ao se ligarem aos receptores de estrogênio no organismo. A soja é conhecida por ter um impacto sobre o ciclo menstrual da mulher na pré-menopausa. Mulheres em sociedades que têm um alto consumo de soja possuem menor incidência de ondas de calor durante a menopausa.
- Exercitar-se: As mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam.



- Parar de fumar: Fumar cigarros podem estar muito relacionado às ondas de calor em mulheres que estão passando pela menopausa. 


- A cimicifuga e a isoflavona são fitohormônios indicados para ajudar contra alguns sintomas do climatério, principalmente as ondas de calor, também conhecidas por fogachos. É indicada também a terapia de reposição hormonal.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Acabe com o estresse em até 15 minutos


Não importa qual é a sua rotina ou profissão, toda mulher passa algum nervoso ao longo do dia. O problema é que essa tensão acaba reprimida e pode causar dores, chateações e fazer a gente viver uma TPM eterna. Nessas horas, a melhor coisa é procurar alguém pra desabafar. Vale amigo, parente, companheiro ou colega de trabalho. Libere as emoções compartilhando com alguém próximo seus problemas em simples conversas. Aqui vão outras dicas certeiras para você driblar o estresse em:

1 minuto
Abraçar alguém reduz a pressão sanguínea, aumentando a sensação de paz e segurança. Sentir o toque de quem se gosta deixa qualquer pessoa mais tranqüila.




 
5 minutos 
Assista a um vídeo engraçado ou fique perto de gente alto-astral. Dar risada libera endorfina no organismo, um hormônio que causa a sensação de prazer.
 


 
15 minutos 
Está com dor nas costas? Faça uma automassagem até se sentir aliviada. Pressione o local em questão, alternando movimentos circulares rápidos e lentos.




 
Fonte: Revista Ana Maria (Jul/11)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Manga emagrece. Será?

Os estudos dizem que sim. Mas a principal contribuição vem do caroço, que, transformado em extrato, pode ser concentrado em cápsula.

Fome controlada
Você come um prato farto no almoço e meia hora depois sai atrás de alguma coisa para beliscar. O extrato obtido do caroço da manga africana Irvingia gabonensis (comercializado com o nome de Ayslim) prolonga a sensação de saciedade. Assim, a fome demora para voltar a dar sinal. E você come menos.

Como funciona?
O extrato de manga tem o poder de diminuir a velocidade de esvaziamento do estômago.Esse mecanismo de ação evita uma descarga brusca de açúcar no sangue e, com isso, há um maior controle na liberação de insulina – hormônio que, em excesso, faz o organismo estocar gordura. As
fibras da fruta fazem mais à favor do emagrecimento: seguram a fome e estimulam o funcionamento do intestino. Também é atribuída ao extrato uma ação lipolítica (queima de gordura), especialmente na região abdominal. Mas ainda não se sabe exatamente que componente presente na substância proporciona esse mecanismo de ação.
Outra vantagem é que a manga africana é promissora no tratamento do diabetes tipo 2 e deixa os níveis de colesterol mais controlados. Ou seja, você perde peso e ganha saúde.
É contra indicado apenas para grávidas e lactantes.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Confira as fotos do "Dia da Mulher na Ativa"

Deixe seu nome para concorrer ao próximo sorteio!!
Clareamento facial
 
Você será muito bem vinda sempre!


Clareamento facial
Cliente satisfeita!

domingo, 24 de julho de 2011

Sua saúde não pode passar sem estes 7 nutrientes

Alimentação saudável, de verdade, não dispensa frutas, verduras e legumes. Mas a receita ideal não para por aí e tem muitas novidades. O destaque absoluto, sem dúvida, vai para os carboidratos: está provado, de uma vez por todas, que eles são aliados indispensáveis na busca do peso ideal e também para uma saúde de ferro.
A Universidade de Harvard dá o veredicto: uma dieta pobre em carboidratos pode afetar a saúde das artérias, aumentando em 15% as chances de desenvolver a arteriosclerose. Fuja dos riscos comendo pão, espinafre, batata, couve-flor, nabos e cereais, por exemplo. Mas o consumo de carboidratos deve ser balanceado. Segundo pesquisa, a gengiva e os dentes sofrem por conta da fácil fermentação desses nutrientes, o que favorece a proliferação de bactérias na boca. O ideal é escovar os dentes após as refeições e nunca esquecer as visitas ao dentista, pelo menos, duas vezes ao ano.
O ácido glutâmico, presente em proteínas de origem vegetal, é um dos micronutrientes que ajuda a controlar a pressão arterial. Tofu, leite de soja, sementes de girassol, gergelim, cogumelo, sementes, oleaginosas (castanha, noz, avelã, pinhão), aveia integral, germe de milho, frutas oleaginosas (abacate, coco), batata, arroz integral, lentilha são boas fontes de proteína vegetal.
O consumo de flavonóides pode retardar em até 8% a oxidação do colesterol ruim (LDL). Frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes, raízes e o chocolate preto (quanto mais amargo, melhor) contêm flavonóides.
A vitamina D ajuda na proteção da massa óssea, diminuindo fraturas. E auxilia também nos casos de hipertensão nas mulheres. Óleo de fígado de peixe, peixes de água salgada (sardinha, arenque, salmão), ovos, carne, leite e manteiga trazem doses de vitamina D. Mas, para ela ser sintetizada pelo organismo, você precisa passar pelo menos 10 minutos diários sob o sol.
Suplementos de vitamina C merecem atenção, mulheres que tomavam altas doses da vitamina aumentam as chances de desenvolverem catarata na velhice. Porém, as fontes naturais da vitamina não apresentaram riscos e retardam o envelhecimento. Abacaxi, acerola, agrião, alface, goiaba, laranja, limão, kiwi, pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho e espinafre são alimentos ricos em vitamina C (ou ácido ascórbico).
A falta de consumo de ômega-3, gordura que beneficia o cérebro, pode ser decisiva para o surgimento de doenças mentais. De acordo com os especialistas, a ausência deste ácido graxo pode estar associada ao aparecimento de problemas no funcionamento do cérebro.

sábado, 23 de julho de 2011

Em guerra com a balança?? Conheça o nosso Composto Emagrecedor!!

COMPOSTO EMAGRECEDOR COM ORLISTAT E ASSOCIAÇÕES

ORLISTAT: É um agente anti-obesidade inovador que atua no trato gastrointestinal reduzindo a absorção da gordura proveniente dos alimentos, o mecanismo de ação do Orlistat não interfere nas funções do sistema nervoso central. O fato de grande parte da gordura não ser absorvida proporciona lubrificação do intestino de forma a regular o mesmo. Os pacientes em um prazo de 03 a 15 dias conseguem visualizar a gordura sendo eliminada nas fezes em forma de bolas laranja de gordura. 
TRIPTOFANO: Atua principalmente reduzindo a ansiedade e a tensão. Auxilia na indução do sono de forma natural, podendo agir também como antidepressivo natural.
FASEOLAMINA: Extraído do feijão branco, ele atua na eliminação de carboidratos, auxiliando também no funcionamento do intestino, onde os carboidratos não absorvidos aumentam o volume das fezes.
CITRUS AURANTIUM ou ADVANTRA Z: Extraído da laranja amarga, ele acelera o metabolismo promovendo um maior gasto de calorias e consequentemente um aumento na queima de gordura. Melhora o processo digestivo atuando também como desintoxicante do fígado.
CASSIOLAMINA: Inibe a enzima lípase que não quebra a gordura fazendo com que ela não possa ser absorvida pelo organismo.
GARCÍNIA: Inibidor natural do apetite, queima gordura armazenada no organismo e diminui a vontade de comer doce, regulando o nível hepático da glicose.
CAFEÍNA: Acelera o metabolismo obrigando o organismo a queimar calorias rapidamente.
HIDROCLOROTIAZIDA: Diurético de potência moderada. 
CLORETO DE POTÁSSIO:Repositor de cloro e potássio, minerais que podem ser eliminados na urina pelo uso de diuréticos.

Não use medicamentos sem orientação do seu médico ou farmacêutico”.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Dia da Mulher na Ativa"

Resultado do Sorteio do "Dia da Mulher na Ativa"
As sortudas foram:
1- Elizete Maria Andrade Kostetzer
2- Ivone Borgonovo
3- Cleusa Alves da Silva
4- Lenita Aparecida Serpa
5- Nilva Chiarelli
6- Andreia Dalcastagne
Parabéns meninas! Esperamos por vocês na segunda-feira!
Se você não foi sorteada desta vez, deixe o seu nome para o próximo sorteio!
O "Dia da Mulher na Ativa" acontece todo mês!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dicas para manter os pés saudáveis no inverno


Se o verão exige cuidados com os pés que ficam expostos em sandálias abertas, no inverno esse cuidado deve aumentar, já que o uso de botas e sapatos fechados fazem aumentar o surgimento de unhas encravadas, calos, joanetes e micoses. Prevenir-se de tais problemas não é tão complicado quanto parece. E os benefícios não trazem somente conforto e boa aparência, mas, acima de tudo, a certeza de uma conduta saudável para os pés.
 
Dicas para manter os pés saudáveis no inverno

- Lave e seque muito bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras;
- Nunca fique descalço em banheiros públicos; 
- Evite o uso de sapatos apertados;
- Experimente sapatos no fim da tarde porque os pés costumam inchar ao longo do dia;
- Use meias de algodão;
- Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana; Não corte calos ou calosidades; 
- Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade;
- Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir, os creme com uréia são uma ótima pedida;
- Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos.
- Se você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais, faça uma bela massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada.
- Procure andar descalço sempre que possível. Role uma bola de tênis sob os pés para aliviar a dor das arcadas.
- Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um podólogo. 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Alimentos que retardam o envelhecimento!

Mesmo que a fórmula da juventude ainda não tenha sido inventada, é possível sim, retardar o envelhecimento. E tomando atitudes simples, como comer, por exemplo. Através da boa escolha do que se põe a mesa, o envelhecimento precoce pode ser retardado em muitos anos, conservando corpo e mente sãos por um longo tempo. Conheça alguns desses alimentos turbinados de agentes antienvelhecimento, incorpore-os já à sua dieta e bom apetite!
Tomate: potente fortalecedor da memória, ele é rico em licopeno – poderoso antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol, fonte de ácido ferúlico, preserva os neurônios da degeneração provocada pelo stress oxidativo, protege contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. A recomendação ideal é a de duas unidades por dia, suficiente para retardar o envelhecimento e aparecimento das doenças citadas acima. Mas prefira os orgânicos, pois o tomate é o campeão da lista dos alimentos que mais retêm agrotóxicos em sua casca.
Alho: possui componentes que ativam o sistema imunológico, por isso aumenta a imunidade do organismo e combate vírus, bactérias e fungos causadores de infecções. Agindo no tratamento de resfriados, gripes e aftas. Cheio de compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alho ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, tem ação antioxidante, inibe a produção do mau colesterol e impedem a arteriosclerose – o espessamento da parede das artérias causado pelo depósito de gorduras. Para usufruir dos seus benefícios, a ingestão diária deve ser a de um dente grande ou dois pequenos.
Frutas vermelhas: boas opções são as amoras, framboesas, morangos e mirtilo, que contêm ácido elágico, que protegem contra o câncer, evita o envelhecimento precoce das células. Além de conterem alta concentração de flavonóides – com propriedades antiinflamatórias, antialérgicas, anticancerígenas, ajudam a reverter deficiências das funções cerebrais e previnem cataratas e glaucoma. O consumo dessas frutinhas deve ser diário, duas taças com um mix de frutas vermelhas (de preferência, orgânicas), um copo de suco (pode usar poupa congelada) ou duas xícaras de chá feito com as folhas das frutas vermelhas.
Castanha-do-Pará: fonte de vitamina E e selênio, ela retarda o envelhecimento, colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelera o envelhecimento e reduz o risco de doenças do coração, evita a propagação do câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide e fortalece a imunidade. Uma unidade por dia é o suficiente para garantir seus benefícios.
Maçã: Calmante do coração, seu poder está na quercitina, fitonutriente que reduz os riscos de doenças cerebrovasculares, distúrbios do sono, problemas na garganta, e câncer no estômago, fígado e pulmão. A ingestão recomendada é a de uma maçã por dia.


 
Linhaça: rico em ácidos graxos ômega 3, a semente baixa o colesterol ruim, a taxa de triglicérides, ajuda a controlar os hormônios -  amenizando os efeitos da TPM e da menopausa. Por ser um alimento biogênico, revitaliza as funções físicas e mentais. A ingestão recomendada é uma colher de sopa da semente por dia.

Iogurte: Poderoso, o iogurte possui 6 milhões de bactérias probióticas por mililitro. O que ajuda a equilibrar a flora intestinal, auxiliando na absorção dos nutrientes. Também previne infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. Deve-se consumir um copo de iogurte por dia, mas escolha os sem conservantes, espessantes e sem adição de açúcar.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Rinite Alérgica, você tem?

A rinite alérgica é muito comum, especialmente em cidades grandes, cujo ambiente é poluído e onde a poeira doméstica é abundante, e em locais úmidos, com mofo.
Você pode ter Rinite Alérgica quando:
  • Tem vários espirros em sucessão, especialmente pela manhã
  • Seu nariz escorre e fica obstruído
  • Ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca
  • Seu olfato fica prejudicado
  • Tem dores de cabeça juntamente com outros sintomas destes já mencionado
O que é Rinite Alérgica?
Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Uma em cada 7 pessoas apresenta rinite alérgica, tanto adultos quanto crianças. As rinites têm várias causas, desde resfriados, produtos químicos irritantes, até medicamentos e alergia. Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinites e muita gente pensa que rinite alérgica é um resfriado que não passa nunca ou uma "sinusite" com dor de cabeça crônica.
A Rinite é contagiosa?
A rinite alérgica não. Não passam de pessoa para pessoa com o convívio social ou com o relacionamento íntimo. São doenças que aparecem em pessoas que usam medicamentos sem prescrição médica ou respiram ar poluído ou ar com irritantes, como nas fábricas (sem proteção). Os pais podem transmitir a rinite alérgica para os filhos através dos genes (suas características familiares), o que determina, muitas vezes, sintomas semelhantes entre pais e filhos.
Tem Cura?
A rinite alérgica têm tratamento, mas não têm cura. É muito importante que você saiba que, apesar disso, é possível viver sem sintomas, como uma pessoa normal, bastando que essas afecções sejam tratadas corretamente.
Quais as causas de piora?
Quanto mais se entrar em contato com as substâncias que causam irritação, maiores serão os sintomas. No caso da rinite alérgica, os sintomas surgem quando a pessoa entra em contato com os alérgenos (substâncias às quais é alérgica).
A melhor maneira de tratar todas as rinites, e em especial a rinite alérgica, é a prevenção, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos e irritantes no nariz e em sua casa. Você precisa saber que o papel mais importante no tratamento da rinite é o seu e que, às vezes, pequenas medidas trazem grandes resultados:
Evite a poeira doméstica e os ácaros retirando tudo o que pode juntar poeira em sua casa, como tapetes, carpetes, cortinas; Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e o chão, se possível, diariamente; Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem o maior tempo possível, o quarto é o local mais importante; Atenção especial com os animais de estimação, que devem ficar do lado de fora, pelo menos enquanto você dorme.
Os pacientes com obstrução nasal crônica podem apresentar algumas conseqüências preocupantes, como roncos, alteração na voz (anasalada), desalinhamento dos dentes, otites, sinusites, que devem ser diagnosticadas e tratadas corretamente.
A importância do diagnóstico e tratamento, além de curar ou controlar as rinites, é evitar suas conseqüências.

Fonte:http://www.ocora.com.br/rinite.asp


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Engordei ou estou inchada?

De uma hora para outra, o ponteiro da balança sobe e o jeans simplesmente não fecha, ainda que você continue firme e forte na dieta. Calma lá: esse peso extra pode ser água e não gordura (ufa!). Antes de perder o sono, esclareça suas dúvidas sobre a retenção de líquidos e adote os hábitos certos para reduzir o mal-estar.

Por que isso acontece?
Não há humor que resista. Você faz a sua parte, ficando de olho na alimentação e na atividade física, e quando chega a hora de subir na balança, vê que está mais pesada. Se a surpresa vem acompanhada de barriga inflada, pés e pernas pesadas e aquela sensação de corpo inchado, bingo! Você deve estar retendo líquido.
O problema pode ter várias causas. O edema (ou inchaço) normalmente é resultado da oscilação hormonal ou da alimentação desequilibrada, mas também pode indicar problemas renais, cardíacos ou uma disfunção da tireoide, que atrapalham a diurese. Ou seja, o mais importante é entender o seu corpo para identificar quando o inchaço merece ser investigado. A boa notícia é que, na maioria das vezes, ele não é motivo de preocupação, e pode ser aliviado – e até evitado – com mudanças simples de hábitos.  
Por que fico inchada na TPM? Porque nessa fase acontece uma alteração nos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios femininos que, quando em alta, tendem a reter líquidos no corpo e dificultar a eliminação. Por isso é que você sente os seios pesados e doloridos e a barriga inchada nesse período. Nas duas semanas que antecedem a menstruação, é normal a balança acusar em média 2 quilos além do peso normal, que, se forem causados pela retenção hídrica, vão embora naturalmente.
É verdade que sal demais retém líquido? O principal vilão nessa história é o sódio, que deveria ser evitado, mas é consumido em excesso por quase todo mundo, na forma de sal de cozinha e em alimentos industrializados, como molhos prontos, conservas, embutidos e até biscoitos doces. O mineral promove o acúmulo de líquidos nos tecidos e provoca edema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa não ultrapasse 2,4 gramas de sódio (cerca de 5 gramas de sal) por dia, mas um estudo recente da universidade de São Paulo revelou que o brasileiro consome quase o dobro disso: 4,5 gramas de sódio (aproximadamente 10 gramas de sal) diariamente.
E o que eu devo comer para ajudar a desinchar? As vitaminas B1, B5 e B6 (encontradas em grãos integrais, carne vermelha, frutas, legumes e verduras em geral, além de laticínios desnatados) impedem o armazenamento de água no corpo, por isso não podem faltar na dieta. Assim como as proteínas. As de origem animal (carnes, ovos e derivados do leite) puxam água do interior das células de gordura e jogam na circulação, facilitando a diurese. E é bom saber que certos legumes e frutas são especialmente benéficos contra o inchaço por serem abundantes em água: melancia, melão, abacaxi, morango, agrião, alface, erva-doce, pepino, chuchu e berinjela são alguns exemplos.
Chás diuréticos funcionam? Os de carqueja e de cavalinha têm efeito comprovado, mas é bom saber que a maioria dos chás, de preferência quando não adoçados, podem contribuir para a excreção de líquidos – com exceção do chá preto, já que a cafeína tem efeito antidiurético. Mas isso não quer dizer que vale abusar. O excesso de líquidos pode provocar uma diurese forçada e acabar desidratando o organismo.
Tenho a impressão de que vou ficar mais inchada se beber muita água. É isso mesmo? Pode parecer estranho, mas é importante garantir os líquidos apesar do inchaço. Isso vai estimular a função renal, de filtrar os líquidos e substâncias químicas do sangue e lançá-las na circulação, facilitando a eliminação. Mas o melhor é apostar na água, água-de-coco ou suco de fruta diluído.
Quando tomo cerveja faço bastante xixi. Isso desincha? Não se iluda: você vai mesmo sentir vontade de ir ao banheiro depois de um ou dois copos de cerveja, mas é porque precisa eliminar a água da própria bebida, e não o líquido retido no corpo.

 Fonte: Revista Boa Forma