quinta-feira, 30 de junho de 2011

Doença de Alzheimer


O que é?
A Doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, produzindo a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.


Quais as causas da doença?
As causas da Doença de Alzheimer ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença: Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a acetilcolina e noradrenalina; Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês. Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal; Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.

Sintomas
"Eu vivo me esquecendo...", "Não me lembro onde deixei...", "Doutor, facilmente esqueço dos números de telefone e de pagar contas.", "Doutor, minha mãe esqueceu meu aniversário...Doutor, meu pai se perdeu..."
São esses os tipos de queixas que se ouvem, às quais geralmente os amigos e familiares reportam como "coisas da idade". Entretanto, se alguma pessoa de suas relações esquecer o caminho de casa ou não se lembra de jeito algum, ou só com muito esforço, de um fato que aconteceu, procure um médico. Pode não ser algo importante, entretanto pode ser também um início da Doença de Alzheimer que não tem cura, mas cujo tratamento precoce atrasa o desenvolvimento da doença, produz alguma melhora na memória, torna mais compreensível as mudanças que vão ocorrer na pessoa e melhora a convivência com o doente.
Na fase inicial da doença, a pessoa afetada mostra-se um pouco confusa e esquecida e parece não encontrar palavras para se comunicar em determinados momentos; às vezes, apresenta descuido da aparência pessoal, perda da iniciativa e alguma perda da autonomia para as atividades da vida diária.
Na fase intermediária necessita de maior ajuda para executar as tarefas de rotina, pode passar a não reconhecer seus familiares, pode apresentar incontinência urinária e fecal; torna-se incapaz para julgamento e pensamento abstrato, precisa de auxílio direto para se vestir, comer, tomar banho, tomar suas medicações e todas as outras atividades de higiene. Pode apresentar comportamento inadequado, irritabilidade, desconfiança, impaciência e até agressividade; ou pode apresentar depressão, regressão e apatia.
No período final da doença, existe perda de peso mesmo com dieta adequada; dependência completa, torna-se incapaz de qualquer atividade de rotina da vida diária e fica restrita ao leito, com perda total de julgamento e concentração. Pode apresentar reações a medicamentos, infecções bacterianas e problemas renais. Na maioria das vezes, a causa da morte não tem relação com a doença e sim com fatores relacionados à idade avançada.

Diagnóstico
Uma das dificuldades em realizar um diagnóstico de Doença de Alzheimer é a aceitação da demência como consequência normal do envelhecimento.
O diagnóstico de Doença de Alzheimer é feito através da exclusão de outras doenças que podem evoluir também com quadros demenciais. Por exemplo: Traumatismos cranianos; Tumores cerebrais; Acidentes Vasculares Cerebrais; Arterioesclerose; Intoxicações ou efeitos colaterais de medicamentos; Intoxicação por drogas e álcool; Depressão, Hidrocefalia; Hipovitaminoses, Hipotireoidismo. 
 
Tratamento
Não existe cura conhecida para a Doença de Alzheimer, por isso o tratamento destina-se a controlar os sintomas e proteger a pessoa doente dos efeitos produzidos pela deterioração trazida pela sua condição. Antipsicóticos podem ser recomendados para controlar comportamentos agressivos ou deprimidos, garantir a sua segurança e a dos que a rodeiam.
A doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também as pessoas que lhe são próximas. A família deve se preparar para uma sobrecarga muito grande em termos emocionais, físicos e financeiros. Também deve se organizar com um plano de atenção ao familiar doente, em que se incluam, além da supervisão sociofamiliar, os cuidados gerais, sem esquecer os cuidados médicos e as visitas regulares ao mesmo, que ajudará a monitorar as condições da pessoa doente, verificando se existem outros problemas de saúde que precisem ser tratados.
 





Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?150

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como cuidar da sua pele no inverno

Todos sabem que com o friozinho do inverno chegando, juntamente com ele chega também àquela sensação horrível de pele rachando e boca cortada. E nada pior nessa época do ano, em que as pessoas se vestem melhor, ficam bem mais clássicas e bonitas do que ficar com a pele com aquele aspecto de rachaduras brancas por todo o corpo. A pele normal e saudável é revestida com uma fina camada de proteção que mantém a umidade, deixando-a macia e suave. A pele fica seca, geralmente, por algo no ambiente que tira sua proteção natural. Se não for tratada, pode levar a algumas dermatites. A boa notícia é que, assim como a maioria das causas da pele seca é externa, a maioria das curas é também externa. Você geralmente pode resolver o problema.
Pensando nisso trazemos até você nesse momento dicas de como hidratar a pele seca no inverno e ficar com ela linda e sedosa nos meses gelados do ano. Por isso uma hidratação perfeita e cuidados são necessários para ter uma pele saudável e linda.
Reações:
Prurido: nada mais é do que aquela indesejável e chata coceira que surgem devido a hipersensibilidade ao frio, junto com a descamação da pele. E justamente pela coceira a pele pode sofrer danos maiores como o aparecimento de outras infecções causadas por fungos e bactérias.
 
Dermatite Atópica: é uma das doenças mais comum no inverno, são aparecimentos de manchas ásperas e pruriginosas que podem se tornar mais agressivas no frio.

Urticária: surge no frio, é uma manifestação alérgica, pode ser localizada ou generalizada. Aparecem placas, edemas, pápulas, eritemas e prurido intenso.
Para combater as reações podemos recorrer a algumas regras básicas, tais como: beber muita água, consumir muitas frutas, legumes e verduras e evitar os alimentos gordurosos; não tomar banhos quentes e longos; usar sabonetes suaves e emolientes; aplicar os cremes hidratantes com a pele ainda úmida, o que facilita a sua absorção e aumenta a sua eficácia; usar toalhas macias.O local mais sensível e evidente do nosso corpo é o rosto, logo temos que ter um cuidado especial para essa região, no inverno a pele precisa de uma atenção toda especial.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O que os alimentos de festa junina têm de bom

As comemorações juninas também são repletas de alimentos ricos em vitaminas e minerais indispensáveis para o bom funcionamento de nosso organismo.
A palavra de ordem continua a ser moderação. Mas em vez de sentir-se culpado, opte pelas melhores alternativas a fim de unir o útil ao agradável. A nutricionista, Natália Contente, conta os benefícios das comidas típicas deste mês.

Milho
O milho é um alimento muito rico, além de ser fonte de fibras e energia para o organismo. Ele nos fornece nutrientes como: folato (fundamental para produção dos glóbulos vermelhos), vitaminas A e C, potássio, ferro e tiamina (auxilia no metabolismo). Prefira esse alimento nas seguintes preparações: espiga de milho (100Kcal por unidade e 180kcal por unidade com manteiga). Pipoca salgada também é uma boa pedida (89Kcal por saquinho). Consuma com moderação as preparações que levam açúcar como: bolo de milho (170kcal por fatia média) e pamonha (258Kcal por porção).

Pinhão
O Pinhão é um alimento rico proteínas e fonte de cálcio, magnésio e fibras. Sua ingestão auxilia a saciar a fome. Em média 10 unidades cozidas têm 150 calorias. Sem contar as receitas para todos os gostos envolvendo pinhão. Pode ser consumido como salada, molho para carne, como torta e até creme para os dias frios.


Amendoim
O amendoim é um alimento rico em vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e sua gordura auxilia na absorção das vitaminas A, D, E e K. Vale lembrar que ele é rico em calorias devendo ser consumido com moderação. Prefira esse alimento nas seguintes preparações: amendoim torrado (120Kcal em uma colher de sopa). Consuma com moderação as preparações que levam açúcar, como: paçoca (115kcal por unidade pequena) e pé de moleque (60Kcal por unidade pequena).

Vinho Tinto
 O vinho tinto é um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. O recomendado é o consumo de um cálice por dia. O vinho também é usado para tratamentos estéticos, sabia? Com origem quase que exclusivamente – cerca de 95% – nas cascas e sementes das uvas, os polifenóis atuam na proteção do colágeno e elastina, além da  prevenção da destruição dos ácidos hialurônicos. Vale ressaltar que a preparação do vinho quente oferecida nas Festas Juninas leva açúcar em sua composição, o que o deixa muito mais calórico, então consuma com moderação. Uma taça pequena (100ml) tem em média 145Kcal.

Abóbora
Alimento fonte de vitaminas A, do complexo B, C e E, cálcio, licopeno e fósforo. O consumo auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres. A preparação junina mais conhecida com este alimento é o doce de abóbora, porém a porção de 100 gramas deste doce contém 200Kcal.

Agora se você quiser queimar os excessos sem precisar ir até a academia, as atividades corriqueiras são excelentes aliadas com a vantagem de que, muitas delas, a gente faz com o maior prazer. Aproveite para assistir o seu time de coração ao vivo. Ao torcer no estádio você consome cerca de 235 kcal. Viajar em pé no ônibus, cerca de 80 kcal. Pedir a amada em casamento são 180 kcal que vão embora. Tricotar, 50 kcal. Claro que tudo depende do esforço e intensidade de cada um e que não conta-se o grau de nervosismo, caso o pedido do casamento seja ao pai da amada. Nossa intenção é lembrar que a vida pode ser ativa com menos do que se imagina.

Fonte: Blog da Saúde

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Osteoporose


O que é? 
 A osteoporose é uma doença que diminui a massa óssea a tal ponto que os ossos passam a fraturar-se espontaneamente em atividades comuns do cotidiano, como, por exemplo, o ato de sentar-se com rapidez, que pode levar a uma fratura no quadril.

 
 Características da doença:
Além das fraturas, ela causa o encolhimento das vértebras, redução de estatura, ossos doloridos e costas corcundas.
Esta doença ocorre principalmente durante o processo normal de envelhecimento, atingindo com mais freqüência às mulheres, uma vez que estas, possuem ossos menos maciços em relação aos homens.
Um outro fator que torna as mulheres mais suscetíveis a esta doença, é a queda bastante acentuada de estrogênio que elas sofrem durante a menopausa.
A queda acentuada deste hormônio faz com que os ossos passem a absorver menos cálcio do que o necessário para seu equilíbrio e manutenção, tornando-os porosos, e, conseqüentemente, extremamente frágeis.
A osteoporose avança lentamente e dificilmente apresenta sintomas. Por esta sua característica silenciosa, ela pode passar completamente despercebida se não forem realizados exames para detecta-la.
 
Como evitar?
A melhor alternativa para se evitar a osteoporose ainda é a prevenção, algumas medidas preventivas que devem ser tomadas ainda na juventude são uma ingestão adequada de cálcio, além de atividades físicas regulares, especialmente, aquelas que incluam levantamento de peso (sempre com acompanhamento de um educador físico)





Fonte: http://www.todabiologia.com/doencas/osteoporose.html

domingo, 26 de junho de 2011

Cólica Menstrual

A cólica menstrual é o sintoma normal que acompanha a menstruação. Também é chamada de dismenorreia e afeta 50% das mulheres em idade fértil.
Juntamente à tensão pré-menstrual, é uma das principais queixas das mulheres, responsável por perda de dias inteiros de estudo ou trabalho.
Ao contrário do que se pensava antigamente, a cólica menstrual tem tratamentos muito eficazes que melhoram muito a qualidade de vida da mulher nesses dias.
O principal sintoma é a dor no baixo ventre ou na barriga, e em algumas mulheres a dor parece vir das costas para a frente. É uma dor em cólica, ou seja vai e volta. Costuma aparecer algumas horas antes ou junto com a menstruação. Geralmente toda a região do abdômen fica dolorida e pode ser acompanhada de sintomas gerais como enjôos, diarréia, vômitos, cansaço, dor de cabeça, nervosismo, vertigem e até mesmo desmaios.
Para diminuir a dor você pode:
* Beber uma xícara de chá comum, de camomila ou de menta, quente;
* Colocar uma bolsa de água quente ou bolsa térmica sobre o abdômem ou sobre as costas;
* Tomar um banho quente;
* Massagear delicadamente o seu abdômem;
* Fazer exercícios leves como: alongamento, yoga, caminhada ou andar de bicicleta. O exercício pode aumentar o fluxo de sangue e reduzir a dor pélvica.
* Repousar bastante e evitar situações estressantes.
* Para controle da natalidade, considere a possibilidade de usar pílula, pois esta bloqueia a produção de prostaglandinas, ou o DIU com progesterona, que diminui a cólica menstrual.
* Pergunte ao seu médico sobre a indicação e necessidade de suplementação de vitamina B6. 

Se após adotar as medidas acima, você continuar sentindo dor, procure o seu médico.


sábado, 25 de junho de 2011

Talassoterapia, você já conhece?


Que o mar é bom para se divertir, refrescar e espantar o stress todo mundo já sabia. O uso do mar e de seus elementos em estética também não é nenhuma novidade. Produtos de beleza à base de algas e sais minerais são bastante comuns no mundo da beleza.
E como a guerra anti-stress anda mobilizando milhares de tratamentos, um método que vem sendo muito utilizado nas clínicas de estéticas é a talassoterapia, que utiliza a água do mar, algas, esponjas, corais e anêmonas.

Na Grécia antiga já se conhecia e se fazia uso terapêutico dos muitos benefícios da água salgada. Por isso a Talassoterapia (thalassa = mar e terapia = cura) tem conquistado tantos seguidores fiéis. E os resultados são altamente positivos, principalmente em pessoas com artrite, osteoporose, reumatismo, gota, nevralgia entre outros males.

Em versão moderna, o banho alia as propriedades curativas dos sais minerais e de partículas de algas marinhas desidratadas a óleos aromáticos e cores que são aplicadas de acordo com as necessidades de cada cliente. A banheira é preparada com água potável e é aplicada uma pastilha efervescente com propriedades que simulam o fundo do mar.
 "São jatos com saída de água e ar que são estrategicamente posicionados em 96 pontos energéticos do corpo, durante 30 minutos, com o intuito de relaxar e complementar tratamentos corporais", explica a fisioterapeuta Juliana Damião, da Clínica Shape. "São bastante indicados por cirurgiões plásticos para melhorar a drenagem linfática, ativando a circulação periférica, acelerando a eliminação de toxinas, além de diminuir a ansiedade antes da cirurgia".  Juliana explica que no banho de imersão em água salgada por pelo menos 15 minutos há uma transferência de íons entre a água e o nosso corpo através da pele, estimulando a drenagem linfática, que vai facilitar a liberação de impurezas, toxinas, gordura e radicais livres, impurezas que provocam o inchaço e a celulite.
A pressão dos jatos também proporciona estímulos para a aplicação da reflexologia, onde os pés recebem a massagem da água ativando o retorno venoso, a linfa, restaurando, de forma equilibrada, a energia do organismo. Ao mesmo tempo, pontos de luzes mudam a cor da água, trabalhando segundo os conceitos da cromoterapia.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Depilação


As mulheres se preocupam com os pêlos o ano inteiro, não somente no verão. A depilação no Brasil é amplamente difundida entre as mulheres, e aprovada pelos homens! As áreas mais depiladas são axilas, pernas, virilha e buço.

Existem diversos métodos de depilação, entre eles as caseiras (com pinça, lâminas e aparelhos elétricos de depilação como o Satinelle), e as feitas em salões de beleza, clínicas e centros de estética (com cera quente, cera fria e até a depilação definitiva). Cada mulher deve escolher a que acha mais confortável e conveniente com o tempo que quer se manter livre dos pêlos.
 

Para ficar feliz com o resultado, antes e depois da depilação é interessante seguir algumas dicas:
  • Um dia antes da depilação, faça uma esfoliação na área a ser depilada. A esfoliação é necessária para retirar as células mortas e desencravar os pêlos. 
  • Evite expor-se ao sol logo depois da depilação feita com cera. O risco de manchas é quase certo. 
  • Não use hidratantes, cremes ou desodorante logo depois da depilação. Eles obstruem os poros, causando irritação e pêlos encravados. 
  • Para evitar pêlos encravados, faça semanalmente esfoliação no corpo todo. 
  • Também para evitar pêlos encravados, evite o uso de roupas muito apertadas, principalmente na região da virilha.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Como evitar estrias na gravidez

Com o aumento do peso corporal, as fibras de elastina e colágeno (responsáveis pela firmeza) que ficam na derme, quando não acompanham o aumento do volume corporal, rompem-se e isso se reflete na pele, ocasionando as temidas estrias. A prevenção continua sendo o melhor remédio para as estrias. 
 

Dicas para a prevenção de estrias na gravidez:
- Evite o efeito sanfona, engordar e emagrecer bruscamente;
- Beba bastante água para deixar o corpo bem hidratado;
- Evitar o estresse durante a gravidez;
- Ingerir alimentos ricos em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e proteínas.
- Usar cremes hidratantes, que são aliados eficazes nessa luta, pois possuem substâncias que ajudam na regeneração da pele. Produtos que contenham em sua fórmula uréia (máximo 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais são recomendados antes da gravidez e durante a gravidez;
- As roupas íntimas devem ser confortáveis, ajudando na prevenção das estrias. Os sutiãs devem ser reforçados, suportando o crescimento e o peso dos seios que aumentam significativamente durante a gestação.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tratamentos para gordura localizada

A gordura localizada é responsável pelos famosos "pneuzinhos", pela barriguinha e culotes. Mas não é só as gordinhas que sofrem desse mal, as magrinhas também padecem com o problema. Felizmente, já estão disponíveis produtos capazes de auxiliar no tratamento para acabar com as gordurinhas localizadas. 
Os quatro fatores desencadeadores da gordura localizada, em geral, são: distúrbios hormonais - afetam as células de gordura, passando a concentrá-las em regiões específicas do corpo; herança genética - determina a capacidade da célula para absorver e eliminar gorduras; aumento de peso; e sedentarismo. Na mulher a adiposidade costuma aparecer nos quadris, glúteos e barriga, já nos homens a gordura tende a acumular-se no interior do abdômen e pode gerar riscos de doenças cardiovasculares.
Para a eliminação dessas gordurinhas existem formulações destinadas a massagear o corpo e permitir o suprimento para a pele de princípios ativos com ação lipolítica, drenante e restauradora. Uma boa formulação deve associar essas três categorias de matérias-primas ativas, procure por elas no seu produto cosmético:


1 - Ativos lipolíticos:  "quebram" a gordura, entre eles, Cafeisilane, Celulinol, Theophisilane;
2 - Ativos drenantes: Estimulam a liberação de toxinas para as linfas, ajudando a diminuir os edemas e acúmulos, são eles a Hera (Hedera helix), Centella asiática, Castanha da Índia, Cavalinha, Algas marinhas, Adipol, Escina;
3 - Ativos restauradores da barreira cutânea: nicotinato de metila, Thiomucase;
Bem, pessoal, agora é com vocês. Para melhorar o contorno corporal é sempre fundamental adotar uma alimentação equilibrada, agregar uma rotina de exercícios físicos ao seu dia-a-dia e escolher produtos cosméticos que complementem bem tudo isso. Boas escolhas e bom dia!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Vinho e Saúde


Doenças coronárias: o consumo moderado de vinho controla os níveis de citocinas, que por sua vez, afetam o colesterol e as proteínas da coagulação. O vinho é capaz de reduzir os níveis de LDL e aumentar os de HDL (colesterol bom). 

Doenças do cérebro: Quando consumido moderadamente, o vinho parece reduzir o risco de demência, incluindo o Mal de Alzheimer. Segundo alguns especialistas, os polifenóis presentes no vinho (principalmente nos tintos) seriam os responsáveis por evitar o envelhecimento das células cerebrais. Sabe-se, ainda, que as chances de apresentar depressão são menores em consumidores moderados de vinho.

Doenças do aparelho urinário: Estudos mostram que o vinho é capaz de reduzir em até 60% o risco de formação de cálculos urinários, ao estimular a diurese.

Diabetes: O vinho consumido de forma moderada melhora a sensibilidade das células periféricas à insulina, sendo interessante nos pacientes com diabetes tipo 2 (não insulino-dependente). Além disto, o vinho reduz as chances de morte por infarto do miocárdio em pacientes com diabetes tipo 2. Em mulheres, um estudo mostra que o vinho pode reduzir as chances de surgimento de diabetes.

Sangue e anemia: O álcool ajuda o organismo a absorver melhor o ferro ingerido nos alimentos. Além disto, um copo de vinho tinto contém, em média, 0,5mg de ferro.

Ossos: Alguns estudos populacionais têm demonstrado que o consumo de pequenas quantidades de vinho é capaz de melhorar a densidade óssea, reduzindo as chances de osteoporose.

Visão: O vinho reduz a degeneração macular, causa comum de cegueira em idosos.

Fonte: NEWS.MED.BR, 2011. Vinho e Saúde: confira artigo sobre os benefícios do vinho para a saúde. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/850/vinho+e+saude+confira+artigo+sobre.htm>. Acesso em: 20 jun. 2011.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

5HTP - Também conhecida como Pílula da Felicidade

O 5-hidroxitriptofano, também conhecido como 5HTP, é um suplemento dietético precursor metabólico da serotonina, que por sua vez é um neurotransmissor do cérebro. É produzido a partir das sementes da Griffonia simplicifolia, um legume do oeste africano e é vendido como suplemento natural.
 É muito utilizado em tratamentos para perda de peso, para depressão e ansiedade. 

 
Emagrecer: o 5HTP aumenta os níveis de serotonina no cérebro reduzindo a vontade de consumir doces e gordura, além de controlar o apetite, a serotonina em alta também minimiza os ataques incontroláveis de gula e, por isso, os assaltos à geladeira ficam mais raros.
Depressão: É considerado um antidepressivo natural, proporcionando calma e bem-estar, aliviando os sintomas depresivos;

 Ansiedade: Uma das causas da ansiedade é a SDS (Síndrome de Deficiência de Serotonina), que é ocasionado por um baixo nível de serotonina no cérebro, fazendo com que o cérebro regule mal o humor, a tensão, o apetite e os processos do sono, aumentando os níveis de ansiedade. O 5HTP atua regulando o humor e os níveis de tensão.

O  5-HTP também é usado profilaticamente contra dor de cabeça crônica e contra a enxaqueca, uma vez que estudos têm mostrado que ela ocorre quando os níveis de serotonina estão baixos.

Apesar de todos os efeitos positivos o 5HTP não é considerado um recurso mágico para se livrar dos quilinhos extras. A substância facilita o processo, mas não dá para fugir: é você que tem de fazer o esforço para malhar e não furar a dieta, mas de quebra, com o 5HTP sobra energia para você caminhar, correr ou fazer outras atividades que queimam calorias.

domingo, 19 de junho de 2011

Peeling Químico


Todos os dias, milhares de células da pele morrem, descamam e são subtituídas por novas. Com o envelhecimento, esse processo torna-se mais lento, dificultando para a pele renovar manchas escuras ou corrigir o dano causado pelo sol.
Peeling” é uma palavra em inglês que significa descascar, sua função é criar uma descamação controlada de várias camadas de células danificadas, retirando uma camada da pele , que depois é regenerada e recebe um aspecto novo através de células que permanecem em determinados pontos da pele e com capacidade de reprodução.
 Os tipos de peelings vão variar conforme tipo de pele, oleosidade, resultados esperados, grau. O “peeling” químico pode ser facial ou corporal e pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo do estado da pele. Quanto mais profundo for o “peeling”, maior será o tempo de recuperação. 
As diferentes formas de Peeling podem beneficiar quase todos os tipos de pele, mas o seguinte guia pode ajudar:
Tipo I - Sem rugas, tipicamente com menos de 35 anos, necessita pouca maquiagem.
Tipo II - Rugas apenas aparecem quando há movimentação na face (por exemplo, ao sorrir), tipicamente entre 25/35 anos, cor amarelada e com sinais de dano solar precoce.
Tipo III - Rugas mesmo com a face em repouso, especialmente ao redor dos olhos, boca e testa, idade entre 30/65 anos, descoloração, e aparecimento de pequenos vasos sangüíneos.
Tipo IV - Severo envelhecimento, com muitas e profundas rugas.
Os resultados podem variar de duração, dependendo de suas futuras atividades. Um programa de proteção solar, não fumar, hidratação adequada e às vezes, o uso de ácido retinóico prolongam bastante os benefícios de um Peeling Químico. Dependendo do tipo de “peeling”, o paciente pode não sentir nenhum desconforto ou sentir um ardor leve ou intenso (depende da profundidade do “peeling”). 
Após o tratamento, deve-se evitar exposição ao sol, já que a nova pele é frágil e muito mais suscetível a ser danificada. Geralmente o tratamento é realizado no consultório do dermatologista.


Dra. Érica Monteiro - Dermatologista

sábado, 18 de junho de 2011

ÁCIDO FÓLICO NA GESTAÇÃO

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, combate a anemia e as doenças cardiovasculares.  
Descoberto na década de 40, na folha do espinafre, e usado em conjunto com a vitamina B12, ajuda na formação da coluna vertebral e do tubo neural, que acontece nas primeiras semanas da gravidez. 
Além de ser benéfico ao bebê, o ácido fólico ajuda a mãe, evitando anemias, diminuindo os sintomas de enjôos, náuseas e vômitos durante a gravidez. 
Também restringe a incidência de partos prematuros e melhora a qualidade do leite materno. Na verdade, o ácido fólico é excelente para todas as idades. Na infância, age evitando anemia nutricional. Nos idosos, atua sobre o sistema nervoso central, auxiliando em problemas neuropsiquiátricos.


FONTES DA VITAMINA:
Além do comprimido, o ácido fólico também é encontrado em alguns destes alimentos:
Espinafre, brócolis, vegetais de folhas verdes, fígado de boi


Se você quer engravidar, fale logo com o seu ginecologista. É importante iniciar o tratamento com ácido fólico bem antes da gestação.

Fonte: Tua revista, ano 2 nº 34, 16/06/11